CEGUEIRA GERAL

   Segundo a bíblia, em Marcos, 6:3 Jesus tinha  quatro irmãos ( Tiago, José, Judas e Simão) e irmãs. Alguns alegam que eram filhos de José de outro casamento anterior, outros que eram primos, filhos de uma irmã de Maria, e ainda os que defendem que eram irmãos mais novos, filhos de José e Maria após o nascimento de Jesus. Enfim, há várias teorias. Mas o que me chama a atenção é o fato (e isto é fato) de que Jesus tinha irmãos, pessoas que acompanharam Sua infância, que conviveram, que O viram crescer em estatura e graça diante de Deus e que , com certeza perceberam que aquela criança, aquele adolescente, aquele jovem, era diferente de todos e tudo o que já tinham visto. Sabemos que Tiago tornou-se um líder da Igreja, principalmente após a dispersão dos discípulos e atribui-se o livro de Judas ao mesmo Judas citado como irmão de Jesus. Mas e quanto a José, Simão e as irmãs? Será que aproveitaram  a benção que tinha em seu próprio convívio familiar? Será que beberam ao menos, um pouco dessa fonte? Se não o fizeram, como puderam não fazer? Como não seguir aquele jovem que era pura bondade, incapaz de cometer um ato se quer de rebeldia, intolerância ou maldade? Como não perceber que estavam na presença do próprio filho de Deus?

   Nesse exato momento você ou eu podemos estar cegos. Incapaz de perceber a luz que está bem debaixo do  nosso nariz. Talvez Deus esteja permitindo que tal aconteça com um propósito maior, talvez Ele lhe esteja através destas linhas, lhe abrindo os olhos. De todos os sentidos, considero a visão o mais importante, e a que mais faz falta e nos torna dependentes. Oremos para que Deus nos ajude a enxergar as bênçãos que estão bem pertinho de nós mas, que por algum motivo, não conseguimos ver.

   Pense nisso                                                                                                                              Ilton Santos

 

 

                                       

 

         AMIGOS

   “ O gêmeo, por favor vai com os esquentados e o menor até a casa de Dona Maria, que ela nos deu alguns pães para nós lancharmos no final da tarde.”

  Parece um diálogo comum de um grupo de pessoas que se tratam por apelidos até, de certa forma, engraçados, não é? Mas esse diálogo pode ter acontecido a mais de dois mil anos atrás entre Jesus e os discípulos.

   Hoje em dia, temos várias formas de identificação, como a carteira de identidade, o CPF e o título de eleitor, sendo que o mais importante mesmo é o nome e sobrenome. Tão importante que ninguém gosta quando pronuncia seu nome errado ( por mais estranho ou difícil que seja),e sempre ficamos ligados quando ouvimos falar de um nome semelhante ao nosso, mesmo que não se refira a nós.Não gostamos quando o nome é usado de forma pejorativa e ficamos orgulhosos quando alguém, que consideramos importante, cita o nosso nome em um sermão ou palestra. Mas há os que até abrem mão do próprio nome pra adotar um apelido que lhes foi dado por carinho ou por ter determinada característica, ou mesmo porque não gostava do apelido , no início e acabou “pegando”.

   Nos tempos de Jesus, não havia identidade, CPF ou título, no máximo algum registro de nascimento ou algo escrito na lápide, após a morte. O nome era o que identificava e dizia a origem do indivíduo. Daí a sua enorme importância! Mas Deus tem o costume de mudar o nome de algumas pessoas especiais: Abrão virou Abraão, Jacó virou Israel, Saulo virou Paulo,etc.  Jesus manteve o costume de uma forma mais descontraída. Entre Ele e os discípulos, poucos eram chamados pelo nome de batismo. Simão era chamado de Pedra ou pedregulho,Tiago e João de pavio curto(filhos do trovão),Tomé(cujo o nome já significava gêmeo) era chamado de dídimo(gêmeo em grego), o outro Tiago, de menor, Simão, de Zelote (segundo  uma facção judaica a qual pertencia),Levi Mateus, de o publicano, Natanael, de Bartolomeu (Bartalmai, filho de Talmai) um Judas era Tadeu(algo como amável, querido) o outro era  Escariotes (homem de Queriontes),o próprio Jesus era chamado de Mestre (sem ter feito mestrado nenhum).Isso nos mostra a intimidade que havia entre eles, de forma que dispensava qualquer formalidade, e derruba o mito de que Jesus era sério, triste e avesso a brincadeiras. Mas apelidava os seus de forma tenra e até ir, assim como o fez com Paulo, Israel e Abraão, e quer fazer com todos nós. Ele quer ter intimidade com você, te chamar por apelido,sem nenhuma formalidade e te da liberdade pra chamá-lo como quiser, como amigos fazem entre si. A bíblia diz que lá no Céu teremos um novo nome, que nos será dado pelo próprio Deus , reforçando essa intimidade e informalidade entre Criador e criatura. Mas não precisamos esperar até lá pra sermos amigos do “Mestre”, não é?

   Pense nisso      

                                                                       OS IRMÃOS BROTHES

   Pode ser que exista mais casos por aí, mas os únicos irmãos gêmeos que não se davam bem dês de a infância, que eu saiba são Esaú e Jacó. Pois todos os outros fecham um com outro, trocam de lugar pra zoar os outros, não se incomodam quando são confundidos e até respondem se passando pelo  irmão, pra não constranger  o que o confundiu, etc. Não era o caso de Esaú e Jacó, talvez não seja o seu com seu irmão ou sua irmã, gêmeo ou não. Todos nós sabemos de cor a história dos irmãos( para os que não sabem , está em Gen. A partir do cap. 25). Não quero focar na maracutaia que Jacó armou com sua mãe, para ser abençoado primeiro, nem na preferência de Isaque pelo filho que nasceu primeiro, nem na filharada que Jacó arrumou e na confusão com suas quatro mulheres.  Quero chamar a atenção de vocês para a reconciliação. Foram muitos anos de separação, toda uma juventude. Raiva e indignação por um lado, culpa e medo por outro. Deus teve que intervir, mediar e dizer que não vale a pena. Os que tem irmãos, primos, vizinhos chegados, convivem com essas criaturas dês de que se entendem por gente, eles acompanharam nossa infância e fizeram parte dela,nos viram crescer e amadurecer, e , talvez serão eles que estarão conosco quando enfermos, ou mesmo em nosso leito de morte. Os irmãos se reconciliaram, se abraçaram, choraram, se descobriram tios de um monte de crianças, lembraram que é gostoso  apresentarem as pessoas : Esse é o  meu irmão! Falaram da infância, da família, do futuro. Descobriram que vale a pena.

   PENSE NISSO.

 

 

  COMO ESTA SUA GRATIDÃO? 
Muitos anos atrás, eu era garoto,  vinha  de uma caminhada longa e exaustiva em um sol de 40 graus,quando passei em frente a um bar.Estava sedento mas nem pensei em pedir água, provavelmente ia zombar de mim ou me oferecer água da bica. De repente, ouvi uma voz familiar vinda de dentro do bar. Era Marcos, um menino pouco mais velho que eu,  que fazia parte da turma do futebol. Não tínhamos muita intimidade, mas apesar disso e do cansaço, fui lá saber o que ele queria comigo. Será que eu tinha feito algo que o desagradou e ia levar um cascudo? De qualquer forma não ia adiantar correr mesmo. Ele me fez entrar e me ofereceu metade da garrafa de refrigerante que havia acabado de comprar. Foram dois copos geladinhos que me revigoraram. Agradeci e continuei meu caminho agora com ânimo renovado. Eu nunca mais esqueci esse pequeno gesto, e ele não faz idéia do quanto eu sou grato até hoje.
   Quando o rei Saul foi morto junto com seu filho  Jônatas, em batalha, muitos ficaram apreensivos acerca dos acontecimentos que estavam por vir. Inclusive a babá de Mefibosete, filho de Jônatas, neto de Saul. Mas, na pressa, em uma desenfreada fuga,  ela tropeçou, e o resultado foi ter  ficado Mefibosete, aleijado dos dois pés. Ele foi levado com o resto da sua família para além do Jordão, onde foram acolhidos por um poderoso sheik de Gade. Anos mais tarde Davi, já rei, pela amizade e gratidão que tinha por Jônatas, procurou saber onde estava Mefibosete e o trouxe para capital, Jerusalém, onde com toda honra, sentava à mesa com o rei e residia com sua família no Palácio . Dezessete anos mais tarde, Davi teve que fugir de Jerusalém por causa da rebelião de Absalão. Mefibosete  permaneceu na capital,  pois achava que tinha direitos de herdeiro sobre o trono, e lhe seria restituído o que , supostamente lhe havia sido tomado. Por esse ato de traição e ingratidão, todos os seus bens fora passados ao seu antigo servo Ziba.
   Acabamos de ver exemplos de gratidão e ingratidão. Enquanto um era tão grato que cuidou da família de quem lhe tinha feito bem, o outro foi ingrato a ponto de trair a quem tão bem lhe fez. E como está a nossa gratidão para com nosso Deus? E para com as pessoas que nos ajudam? Somos gratos apenas por grandes livramentos ou também nas pequenas coisas? Nos lembramos de quem nos fez favores ou logo os esquecemos? Retribuímos com gratidão ou traição?  Agimos como Davi ou como Mefibosete?
 PENSE NISSO.
 

 

 

 

                                                    QUE DÓ,QUE DÓ!

 

   A auto piedade é algo, as vezes, confortante e até cômodo. Mas é um atraso de vida que não vale muito a pena. Ela nos faz sentir pequenos, pobres, miseráveis. É como se mergulhássemos num abismo de impotência e incapacidade. Havia um jovem em Israel que se encontrava em uma situação parecida. Seu nome era Gideão. Por sete anos consecutivos , os midianitas arrasavam as plantações ,no tempo de colheita. Gideão era de uma família pouco influente, pobre e seus irmãos tinham morrido nas guerras, só restava ele, o mais novo. Estava malhando o trigo onde se punha a uva pra secar para os inimigos não desconfiar e pensava, enquanto isso, na desgraça e decadência de seu povo. Mas aí Deu disse: Para de se lamentar, você vai salvar e restaurar seu povo. Não importa que sua tribo seja pequena, sua família pobre e você seja o mais novo dos irmãos, Você tem potencial e Eu te dou o necessário pra que possa cumprir a missão. Te dou quantas provas de Minha presença na sua vida, pedires, e Estarei contigo o tempo todo. E assim foi feito. Gideão pediu um monte de provas, mas depois foi.  Com apenas 300 homens e algumas boas idéias venceu o imenso exercito inimigo que contava com mais de 135.000. E pra você que está nesse momento sentindo pena de si mesmo, se considerando o mais miserável dos homens ou a mais desventurada das mulheres. Saiba que Deus está apenas esperando você erguer a cabeça e vê-Lo, além da sua pequenez e suposta incapacidade. Já te deu todas as provas  e está disposto a te dar mais. Você só precisa saí daí.
   PENSE NISSO.

 

 

 

VOCÊ É O CARA, MAS NEM TANTO.

 
   Quando eu era criança, havia um menino na rua que gostava de se gabar dos talentos que possuía. Me lembro que sua fala principal era: “ sei jogar bola, sei soltar pipa, sei jogar bola de gude, sei rodar pião... eu sou  fera!”(na verdade, ele  usava um ouro termo) De fato, ele não só sabia isso tudo como fazia muito bem, em algumas  ele era imbatível. A gente com esforço conseguia chegar perto, mas raramente superá-lo. Até nas travessuras( como roubar frutas no vizinho ou pegar carona na traseira de caminhões) ele mandava bem. Ganhava sempre o concurso de melhor dançarino nas festas juninas e era o artilheiro do time da rua. Anos mais tarde, um acidente de moto pôs fim às suas aventuras, continua vivo, mas é deficiente físico. Essa história me lembra à de Nabucodonosor, o rei caldeu que elevou Babilônia  a condição um dos maiores impérios que já existiu, que dominou quase todo o Oriente médio e o Egito. E que só Jerusalém sitiou e invadiu 4 vezes e depôs seus soberanos. Construiu um país tecnologicamente avançadíssimo até para os dias de hoje, e uma das sete maravilhas do mundo antigo. Dá pra tirar uma onda,né?  Dá não! Apesar do “não faça isso”  do profeta Daniel, ele o fez.(Dn 4:30). Foi atacado de uma estranha forma de loucura, a que os gregos chamam licantropia; por essa doença, imagina o enfermo está transmudado em animal, abandonando as habitações dos homens e indo para os campos viver uma vida de irracional. Somente após sete anos, lhe voltou a razão e pode reconhecer que somente o Senhor é o governador do mundo e dos homens, e o verdadeiro Deus. E Lhe ofereceu um cântico de louvor. A soberba e a vaidade, as vezes tira a razão e faz perder a noção das coisas, faz lavagem cerebral e faz pensar que é um deus na terra. Transforma seres humanos em verdadeiros monstros.Você pode ser a mais linda, popular, inteligente, ou mais rico, forte e influente. Mas Deus é um só, e está no controle.
 
PENSE NISSO

 

   

 

 

                                 O VERDE QUE FICOU MADURO
 
 
   Quando fracassamos na tentativa ou empreitada de fazer alguma coisa não quer necessariamente dizer  que não possamos fazer aquilo. Pode ser que simplesmente não estamos prontos ainda, estamos verdes. O apóstolo Pedro freqüentava por vezes a casa de um jovem judeu chamado João, que mais tarde adotou o nome romano, Marcos, pois sua mãe, Maria era uma colaboradora da causa do evangelho. Provavelmente a conversão desse jovem se deu a partir daí. Logo ele estava acompanhando  a Paulo e Barnabé em ma viagem missionária, mas deixou-os antes de a completarem. Seis anos depois deste acontecimento, Paulo não quis leva-lo consigo noutra viagem. Então João Marcos acompanhou Barnabé a Chipre. Quando Paulo já estava preso em Roma, já era Marcos considerado seu auxiliador, e é mencionado de uma maneira que bem mostra que ele tinha reconquistado a estima do Apóstolo.(Cl4.10,2Tm4.11, Fm 24). Mais tarde João “cognominado” Marcos, se tornou  São Marcos, um dos quatro evangelistas. Aquele que estava verde demais em sua primeira missão a ponto de abandoná-la, tornou-se maduro o suficiente para ser um auxiliador de Paulo, evangelista e sofrer martírio por causa do evangelho no Egito. Os fracassos existem para nos mostrar que não somos deuses, mas perseverando com Deus nos tornamos vencedores e chegamos mais longe do que nossa mente foi capaz de imaginar.
   PENSE NISSO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O vacilão

Imagem relacionada

 

 
   Diálogo comum em muitos lares brasileiros:
--- E aí filho? E as garotas?
---Estão lá ué.
---Você não estava gostando de uma colega da escola?
---A pai, não gosto de falar sobre isso, não.
   Logo após a morte de Salomão, Roboão, seu filho, reinou em seu lugar. Ele mandou reunir todo o povo de Israel em Siquem, para que fosse coroado a vista de todos. Os príncipes das tribos, lhe rogaram para que lhes pudesse aliviar parte das imposições excessivas que os havia sobrecarregado, a fim de dar-lhes meio de pagá-las e servi-lo com satisfação e alegria. O jovem rei pediu três dias para pensar. Pediu conselhos aos velhos conselheiros de seu pai e foi orientado a fazer o que o povo pedia para conquistar  sua simpatia e fidelidade. Achou aquela resposta muito careta e foi consultar a galera, a rapaziada, a turma que cresceu com ele. Esses aconselharam a pegar mais pesado ainda do que o velho,  que é pra não perder o respeito e saber quem é que manda no pedaço.Satisfeito com a resposta, que casava certinho com as idéias dele, disse exatamente isso aos príncipes ao final dos três dias. É claro que não deu certo. Os príncipes se revoltaram, se rebelaram, se amotinaram e das 12 tribos, apenas duas continuaram a servir a casa de Davi, e o reino ficou dividido em dois e enfraquecido.
   Voltando ao diálogo acima entre pai e filho, que também pode ser entre mãe e filha, avô e neta, etc. as combinações variam, os assuntos a serem discutidos também, mas as conseqüências são bem parecidas. Deixamos de ouvir os mais velhos, justamente por que é a primeira palavra que ecoa na mente: Velho! Sinônimo de ultrapassado, desligado e ignorante. E vamos nos aconselhar com a turma, com a galera, com gente que pensa como a gente, que gosta das coisas que a gente gosta e com certeza entende a gente! Na maioria das vezes, a gente se dá mal, veio! E dificilmente dá pra concertar.
   A vida é uma só e cada decisão é importante e pode não ter mais volta.
   PENSE NISSO.
 

 

 

 

                                                    

                                                                  O PIDÃO

Imagem relacionada

   A maioria de nós conhece a famosa parábola do filho pródigo. A maioria das lições morais que dela tiramos vem da relação entre o filho mais novo e o pai, ou de suas aventuras e arrependimentos. Há quem conteste também a situação do filho mais velho, achando-o injustiçado. Eu quero me concentrar  justamente no filho mais velho, mas não entrar neste mérito. Façam uma viagem comigo e preste atenção em um detalhe:  O filho mais velho reclamou que sempre fora fiel, dedicado, nunca pediu nada e nem  se quer ganhara um novilho pra festejar com os amigos, enquanto o outro fez um monte de bobagens e estava rolando uma big festa em sua homenagem.

   O que me chamou a atenção, relendo a parábola esses dias, é que o filho mais velho nunca tinha pedido nada. Ele era dedicado, obediente e fiel, achava que merecia pelo menos um novilho pra festejar de vez em quando com os amigos, mas NUNCA HAVIA PEDIDO NADA! Esse pode ser oi problema de muita gente boa por aí. É bom e fiel, acha que as bênçãos ao chegar por mérito ou por misericórdia, mas não PEDEM, ou PEDEM POUCO. O filho mais novo não valia nada, mas sabia pedir. Saiu com metade de toda a grana do pai, gastou tudo, mas quando voltou a fazenda era tão próspera quanto antes e simbolizando com o anel e a capa, o pai acabava de dizer que ele tinha direito a metade de tudo aquilo de novo.

   Jovens, o celeiro de Deus é vasto, infinito, inesgotável, maior do que  CASAS BAIA, RICARDO ELETRO, GUANABARA ou qualquer Shopping Center  que você conheça. Não importa o quanto acha que não mereça. PEÇA! O sol nasce para bons e ruins, as bênçãos celeste estão para todos, até para um filho pródigo. PEDI E DAR SE VOS HÁ, BUSCAI E ACHAREIS..  deixamos de ganhar muitas coisas por que não pedimos. Mas antes, um detalhe: O filho  mais novo pediu na certeza de que ia receber. Então  amigo, tenha fé e PEÇA!

   Pense nisso.      

                                       Tá vendo não?

Resultado de imagem para Eliseu e o exercito sirio

 

Quase tudo que Deus fez está  aí pra gente ver. Chega a ser fácil louvar ao Senhor por Suas  maravilhas que, por mais que o homem tenta, não consegue imitar. Mas existem coisas que Deus faz que a gente não vê, precisa acreditar que existe. Aí a coisa é um pouquinho mais difícil, principalmente se for uma maravilha semelhante às que vemos e podemos pegar. Chega a ser contraditório, não é? Parece que Deus só faz coisa bonita que se pode ver, o invisível é impossível. Mas precisamos enxergar além, ver  com os olhos da fé.

   Quando a Síria resolveu  fazer guerra contra Israel(ll reis 6),criou uma estratégia que daria certo se não fosse por um detalhe, e esse detalhe se chamava Eliseu, profeta e cervo do Deus Altíssimo. Os sírios armavam  emboscadas pra surpreender o povo de Deus, mas Eliseu os alertava para não passar  por esse ou aquele caminho. Até que o Rei sírio, espumando de raiva reuniu seus soldados pra saber qual deles era o traidor que revelava sua  localização . Foi informado que havia um profeta em Israel que sabia até os seus pensamentos mais íntimos, de forma que era fácil frustrar seus planos. A solução? Vamos cercar o sujeito. Mesmo que ele saiba antes, não vai ter como fugir. O plano foi executado imediatamente, e cercaram Eliseu em Dotã. O moço, ajudante do profeta, ao sair da tenda e se deparar com aquele exercito enorme e armado até os dentes, se desesperou, correu de volta pra   tenda e  perguntou ao profeta: e agora??

   Eliseu na maior calma do mundo pediu ao Senhor que lhe abrisse os olhos e o servo pode ver a legião de anjos em carruagens de fogo prontos pra agir. Mas pediu apenas que Deus  ferissem os sírios de cegueira. Passou pelos Anjos, até o exército sírio, falou para descerem de seus carros e cavalos que ele os guiaria. Posso imaginar uma enorme fila indiana liderada por Eliseu. Quando foram curados de sua cegueira, os  sírios estavam no meio de Samaria, capital de Israel. Onde foram bem tratados, alimentados e mandados de volta são e salvos para a Síria.

   O servo de Eliseu enxergava o que era visível, mas não via com os olhos da fé, via apenas o perigo se agigantando a sua frente, mas não via a proteção divina entre eles. Isso é quase como ser cego de verdade. Qualquer um com qualquer intenção, pega pela mão e guia para onde quiser, até mesmo para uma roubada. Se você crê que Deus criou essas maravilhas que pode ver, precisa crer que Ele tem poder suficiente pra fazer coisas que você não consegue enxergar.

 

Pense nisso.

                        

                           REMOVAM A PEDRA (João 11:1-46)

   Vocês conhecem o Sr. Quebratudo e o Dr. Concertatudo? Antes de falar desses dois personagens, vamos fazer uma viagem até a Judéia, precisamente, na Aldeia de Betânia, onde viviam Lázaro, Marta e Maria. Jesus recebera um recado das irmãs informando da enfermidade grave de Lázaro. O Mestre pareceu frio ao receber a notícia e se demorou ainda dois dias no lugar em que estava. Até que Ele mesmo disse aos discípulos que Lázaro estava morto e se dispôs a ir ter com as irmãs. O que os discípulos não entenderam nada; primeiro Lázaro estava dormindo e Jesus disse que ia desperta-lo, depois Lázaro estava morto. Nas duas situações era desnecessário a presença de Jesus com tanta urgência, sendo que Jesus quase fora apedrejado naquele lugar , não fazia muito tempo. Ao chegar a certa distância da Aldeia, O Mestre manda chamar uma irmã de cada vez, ambas dizem a mesma frase, mas Jesus reage de forma diferente com cada uma: Com Marta Ele a pede que creia, com Maria ele se compadece e chora. Maria o conduz ao túmulo do irmão, Marta o adverte que já cheirava mal devido aos quatro dias de sepultamento. Finalmente Jesus pede que removam a pedra, agradece em alta voz pelo favor do Pai e chama Lázaro para fora. Deve ter sido uma sena tão extraordinária quanto estranha, ver um homem que  deveria está em estado de decomposição, aparece ali andando com passinhos curtos por estar com pés e mãos atados(ou quem sabe dando pulinhos). Sem contar a confusão mental em que se encontrava, pois todas as atividades celebrais tinham acabado de voltar.

   Ah sim, os personagens! Nós somos os Srs. Quebratudo. Não sei como conseguimos, mas a coisa vai desandando de tal forma, apesar de tentarmos concertar, que um dia, achamos que não tem mais jeito, mas sempre há uma esperançazinha de concertar. Vamos na bíblia, oramos, ouvimos sermões e Jesus nos diz: Lázaro está morto! E no nosso conceito, o Mestre parece frio e demorado,e  que os problemas nunca serão resolvidos. Jesus não mascara a verdade! Ama o pecador mas abomina o pecado! E sabe lidar com cada um individualmente. Se somos incrédulos, nos exorta a crer, se impacientes, a esperar, se triste, se compadece e chora junto. Mas, como primeiro ato, nos pede que remova a pedra; não faz nada contra nossa vontade, sem nossa entrega, sem reconhecermos que precisamos, sem crermos. Remover a pedra depende única e exclusivamente de nós. Sei que  é difícil, por vezes um processo longo, mas precisamos remover a pedra. Ele não vai entrar na tua vida e restaurá-la à força! E pode esquecer a lógica! Marta lembrou ao Mestre que já cheirava mal, já estava putrefato,comido de vermes, não tinha mais jeito, se andasse por aí seria como um zumbi de filme de terror, um monstro! Jesus nem sempre age com lógica, lembre-se disso. Então Jesus, com um comando de voz, restaura a pele, a carne, os músculos, os órgãos e as faculdades mentais.

   Se você acha que seu caso não tem mais jeito, experimente remover a pedra e verá a força do Sr. Concertatudo.

   Pense nisso.

 

  

 

                              “ CHIBOLETE”

Resultado de imagem para chibolete

As palavras que usamos ou o jeito como as pronunciamos dizem muito sobre nós, as gírias e sotaques nos identifica, nos denuncia e pode nos dar até prejuízo. O Cazuza e o Romário não sabem mas perderam oportunidades de ser garoto-propaganda de um famoso refrigerante – Jamais pronunciariam “beba Pepsi” com eficiência – Mas houve casos piores como o dos efraimitas que perderam 42.000 só por causa do sotaque. A encrenca começou porque eles queriam queimar a casa do juiz Jefté com ele dentro. Só porque não foram chamados pra batalha. Em suma, os caras eram encrenqueiros mesmo e queriam uma desculpa. O fato é que tiveram que encarar todo mundo, depois é claro, de ouvir umas verdades, foram postos pra correr. Mas para chegar ao seu território tinham que atravessar o rio Jordão. Os homens de Jefté se colocaram na fronteira e todos os que passavam tinham que dizer “chibolete”(corrente de água), mas devido a região em que viviam, os efraimitas tinham sotaque diferente e só conseguiam pronunciar “sibolete”. Foi aí que dançaram!

  Aconteceu algo semelhante comigo em certa ocasião quando fui trabalhar em uma nova empresa.Tive que trabalhar com um colega que não conhecia e pra quebrar o gelo fui falando algumas gracinhas relativo ao ofício. Ele me interrompeu com uma pergunta afirmativa: Você é cristão , não é? Me senti o próprio Pedro, antes de negar a Jesus, a diferença é que não corria perigo de morte e foi fácil pra mim dizer que sim. Dizem que devemos tomar cuidado com o que dizemos, que devemos nos policiar pra não falar coisa que não deve em certas ocasiões, etc. BOBAGEM! ESQUEÇAM ISSO! Do que a boca fala, o coração está cheio. Sua fala transmite aos outros,  o que você é. Se estiver conectado ao céu, seu sotaque, suas palavras dirão isso as pessoas, não importa qual o assunto em pauta, mesmo que seja sexo oposto, política ou futebol. Melhor do que ficar escolhendo as palavras com cuidado e se policiar, é nos concentrar no relacionamento com Deus. Depois que adquirimos o sotaque divino; a exemplo de Pedro e dos efraimitas, mesmo que queira,você não vai falar diferente.

Pense nisso.

 

 

  

 

O VAIDOSO (2Reis 20:1-20)

Um dos reis mais notáveis que Judá já teve foi , sem dúvida  Ezequias! Esse notável soberano restaurou a religião, a paz e  a autoconfiança do reino. Apesar de subir ao trono com apenas 25 anos, o “garotão” se mostrou sério e sábio, fiel ao Senhor e Seus propósitos. Alguns anos depois, após derrotar os sírios adoeceu de uma enfermidade mortal. Recebeu uma visita do profeta Isaias dizendo que devia por ordem na casa por que iria falecer em breve. Ao receber a notícia, rogou a deus por sua vida e foi atendido. Ia o profeta ainda pela cidade quando Deus o mandou voltar e avisar que o rei teria mais 15 anos de vida. Após a cura maravilhosa, nosso amigo recebeu uma visita de uma raça que seriam ainda os reis do mundo, babilônia ainda era ainda uma nação discreta quando mandou uma embaixada com presentes para Ezequias. Ouviram falar da doença do rei e de sua cura maravilhosa, queriam conhecer que Deus é esse que trouxe prosperidade, paz e cura para o monarca. E foi aí que ele perdeu grande oportunidade. O orgulho e a vaidade tomaram posse do coração de Ezequias. Em exaltação própria expôs aos olhos cobiçosos os tesouros com que Deus havia enriquecido o seu povo. Não deixou escapar nada todo que havia, toda a riqueza do reino e de todo o seu domínio foi mostrada a fim de se exaltar  como provedor de tudo aquilo. Depois do show, o profeta Isaías volta e diz que , segundo o Senhor, todos aqueles tesouros seriam levados pelo mesmo povo que o visitara.Anos mais tarde, tudo se cumpriu. O orgulho e a vaidade são sentimentos perigosíssimos. Mesmo que haja arrependimento depois, assim como houve com Ezequias, não poderemos evitar as conseqüências.

Pense nisso.

 

 

 

 

   

                                        JERICÓ 1

   Quando se fala em Jericó pensamos logo em muros caindo ao som de trombetas tocadas por sacerdotes vestidos de estolas sacerdotais e o povo de Israel gritando, as pessoas da cidade  desesperadas, etc. Essa passagem da bíblia é tão rica que tivemos que dividir o assunto. Alguns estudiosos e cientistas estudam o fato até hoje e ficam intrigados. Escavações e registros históricos confirmam que Jericó dos tempos de Josué existiu, que havia uma grande e intransponível muralha cercando a cidade na qual havia até moradias e que fora misteriosamente implodida. Existem duas teorias a respeito do evento: Uma diz que houve um terremoto e Israel estava coincidentemente prontinho pra guerra esperando a desgraça acontecer, do lado de fora. Aí foi só entrar e arrasar tudo.  A outra viaja um pouco mais: Diz que Israel detinha uma tecnologia alienígena que guardava dentro da arca da aliança e servia como arma. A tal arma tinha o poder de amplificar e solidificar o som derrubando assim a muralha que nenhum outro exército tinha derrubado até então. O detalhe é que era tão precisa que deixou apenas um pedacinho do muro em pé: A casa de Raabe!

   É uma grande perda de tempo tentar encontrar explicação científica e lógica para um milagre de Deus. Milagres como esse não se explica, se aceita apenas. Como explicar uma muralha que tinhas espaço para passar até carro e abrigar estruturas como casas e estalagens simplesmente virar entulho em segundos, menos o pedaço onde estava aquela que ajudara os espias de Israel e professara sua fé no Altíssimo? Se acontecer um milagre em sua vida, não tente entender, apenas agradeça e compartilhe com as pessoas. Através do seu testemunho,   outro milagre pode acontecer: O da conversão e transformação em Cristo.

Pense nisso.

 

 

 

 

 

                                                 DO CHURRASCO AO FUNERAL
 Resultado de imagem para elias e os profetas de baal
   O que será que Britney Spears, whitney Houston ,Lindsay Lohan, Michael Jackson e o Profeta Elias tem em comum?
   Se não tivesse o profeta nesse bolo seria fácil de responder não é? As pessoas públicas, especialmente as que têm muitos seguidores, admiradores e fãs; tendem a chegar em um ponto  que nada mais as satisfaz, se sentem perdidas em si mesmo, sentem-se solitárias mesmo rodeadas de pessoas. Algumas buscam refugio nas drogas, lícitas ou não, ou em religiões alternativas, ou gurus. E muitos deles realmente não conseguem sair. Mas é possível, ou aceitável, uma pessoa que conhece a Jesus e que seja atuante em sua obra, que leva pessoas ao batismo, entrar numa crise dessas? Quando comecei a freqüentar a Igreja me disseram que quem tem a Jesus vive sempre alegre, que o cristão não se deixa abater por nada e que a depressão era algo inadmissível ao cristão verdadeiro. Cresci acreditando nessas coisas até ler com atenção a história do profeta Elias. Poucos na bíblia tinham tanto poder como ele, além disso, tinha ousadia, intrepidez, e até um certo senso de humor(1 Reis 18:27) incomum aos profetas. Já era uma lenda mesmo em vida, admirado por todos, invejado por alguns e odiado por muitos. Era “o cara”! Estava no auge quando encarou sozinho 450 profetas de baal. E saiu vitorioso! Após uma ameaça da rainha Jezabel ( tudo bem que era a mais perversa e inteligente que Israel teve) algo aconteceu em si, que fugiu, a ponto de caminhar 460km de Jezreel ao monte Orebe, e já abatido físico e espiritualmente, desejou a própria morte.
   Nenhum cristão é imune a esse tipo de sentimento, às vezes encaramos um “Golias” de problemas e caímos diante de um “Davi”. É normal, é passível de acontecer. A grande diferença entre Elias e Britney, Whitney, Lindsay e Michael é que Deus tem um modo todo especial de ajudar. Não faz apenas esquecer o problema enquanto tiver sob efeito. Assim como fez com Elias,   primeiro nos fala através de uma brisa suave (1Rs 19:4-12), nos  ouve e nos mostra que não somos os únicos (1Rs 19:13-18), desvia nossos olhos e nos ensina a ajudar pessoas (1Rs 19:15) e nos mostra que é soberano (1Rs 19: 15-18).
  Pense niso.
 

 

 

 

 

                                               PRA QUÊ IR A IGREJA?(Marcos 2:1-12)
Imagem relacionada
   Umas das coisas  que as vezes questionamos é pra quê ir a Igreja   se Cristo está em todo lugar?
   Havia um homem em Cafarnaum  que tinha três bons motivos pra não ir a Igreja:
1° Ele havia pecado tanto que ficara paralítico por conseqüência. Segundo os sacerdotes e fariseus, não tinha mais jeito.
2° Como paralítico, ele dependia de outras pessoas para levá-lo a Igreja.                                                                              3° A Igreja estava cheia, não haveria espaço para o seu leito.                      
   Esse homem, cuja bíblia não sita o nome, já não se importava tanto com a cura física, sua alma precisava de paz e conforto. Ouvira falar de Jesus e suas maravilhosas obras, de como curara e restaurara as vidas de pecadores como ele, e até mesmo leprosos tinham sido restabelecidos. Então rogou a seus amigos que o conduzissem a Jesus. O Mestre estava pregando na casa de Pedro como de costume, mas naquele dia, isso tinha se transformado num grande evento. Estavam ali fariseus e doutores da lei que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. O lugar estava lotado, não cabia se quer uma mosca, que dirá uma maca. Então veio a idéia de, ousadamente destelhar a casa de Pedro( deve ter sido um grande buraco) e descer o leito até Jesus, interrompendo o seu discurso. Entre o paralítico de Jesus não houve troca de palavras, só de olhares, até que Jesus disse que perdoados estavam os pecados daquele homem. Imediatamente veio-lhe a paz de espírito e os protestos e acusações dos “homens da lei”. Havia também ali, espias esperando ocasião para prender Jesus, se pudessem convencer as pessoas que Jesus acabara de blasfemar ao perdoar pecados; beleza! Estava feito! Jesus lendo-lhes os pensamentos, dá mais uma prova de seu poder simplesmente curando uma doença incurável. Assim, não tinha mais como eles seguirem o plano diante de uma multidão maravilhada. Mas, tirando toda essa pendenga dos Fariseus, humanamente aquele era um caso perdido, e muita gente boa também pensa assim a respeito de outros ou de si mesmo.
   Mesmo que os pecados sejam muitos e terríveis, mesmo que não tenha forças, que não consiga sozinho, mesmo que haja mil obstáculos atrapalhando seu caminho até a Igreja (ou até Jesus),mesmo que tenha que quebrar algumas telhas pra isso. Na Igreja há pessoas desagradáveis, mas que também estão com o intuito de melhorar. Encontrará amigos e jovens que partilham da mesma fé que você. Vai poder Adorar a Deus livre de perseguições ou acusações, e principalmente, Jesus; Aquele que cura qualquer doença incurável.
Pense nisso.
 

 

 

 

 

      

      

        

 

 

                                       UMA QUESTÃO DE OPÇÃO
   “Ou se tem chuva e não se tem sol, ou se tem sol e não se tem chuva. Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva.”
  Na  minha infância, gostava muito dessa poesia, dentre outras, mas o que se passava com a Cecília Meireles acontece conosco o  tempo todo. A vida é cheia de escolhas das quais algumas podem nos levar a morte ou nos manter com vida. Na bíblia há um relato de quatro rapazes que tiveram que fazer escolhas importantes em circunstâncias terríveis. Seus nomes: Ananias, Daniel, Misael  e Azarias.
  Esses jovens eram príncipes de Judá, da nobreza, da família real. Eram inteligentes, saudáveis e belos.Tinham grana e faziam sucesso! Foram levados cativos para Babilônia após ter seu País invadido. Arrancados de seus conforto, posição e famílias, andaram por kilômetros  amarrados como animais, de senhores passaram a servos, de nobres a escravos, as belas túnicas viraram trapos. Apesar de tudo isso, mantiveram a aparência bela e saudável( Dan. 1: 3e 4), de forma que foram escolhidos para morar na corte do rei de Babilônia. Voltariam a morar num palácio(ainda maior), teriam acesso a mais avançada tecnologia conhecida e aos mais renomados mestres, estariam de volta ao topo, bastava quebrar apenas algumas regrinhas alimentícias das quais tinham por princípio, não comer, mas estavam em outra terra, em outra situação, e diante das mais caras e deliciosas iguarias, sem contar que o rei detestava ser contrariado( o último que o fizera, teve seus três filhos mortos na  sua frente e os olhos vazados). A despeito de tudo isso, aqueles quatro jovens resolveram não se contaminar com aquelas impurezas. E o que, em tese seria a morte certa, resultou em benção.
   Decisões, escolhas, opções..., a vida é cheia delas e cada uma mais difícil que a outra. A única certeza que temos é que Jesus será sempre a escolha certa! Sem medo de errar.
 
pense nisso.

 

      Uma cilada para Deus                                         

 

Alguns anos após o dilúvio, os homens finalmente deixaram as montanhas e foram habitar na planice de Sinear. O plano de Deus era que se espalhassem e habitassem por toda a terra, mas contrariando essa ordem, teimavam em ficar todo mundo junto. A maioria temia um novo dilúvio, pois não criam mais na promessa de Deus em que ele afirmara que não mais destruiria essa terra com água e sacramentou-a com o arco-íris(GEN.9: 13). Um  homen  influente e de grande liderança chamado Ninrode, bisneto de Noé aproveitou-se destes temores propôs  construírem uma grande e fortificada cidade onde seria a sede do governo terrestre. E nela uma grande e majestosa torre, para que pudesse se abrigar em caso de um novo dilúvio. Deveria alcançar as nuvens , pois sabiam que, segundo relato de seus pais, as águas do dilúvio não chegaram até lá. Para isso usaram uma tecnologia que consistia em queimar os tijolos para que ficassem mais resistentes e suportassem a alta estrutura e betume ao invés de argamassa para que ficasse impermeável, sem riscos de infiltrações.

  A questão é que se Deus permitisse , ia se instalar o caos sobre a terra, eles confiaria ainda mais em si mesmos, esqueceriam totalmente de Deus e o mundo voltaria em pouco tempo a ser o que era antes do dilúvio.Porém se Deus destruísse a torre confirmaria seus temores e seria taxado de tirano, e O seviriam por medo. Então o Senhor em Sua sabedoria infinita fez cumprir dois propósitos em um único ato: Confundiu as línguas separando os em pequenos grupos falando num mesmo idioma, frustrando os planos da construção, sendo que não se entendiam .  Espalhando-os  sobre a terra para que vivessem segundo suas línguas e costumes. O lugar ficou conhecido como Babilônia( confusão) e até hoje dá testemunha do poder Divino.

  Não importa quão poderoso, persoasivo ou inteligente é o opositor, talvez tenha ele um plano perfeito como no caso da torre.Se Deus tiver um proposto;  VAI SE CUMPRIR.

Pense nisso.    

 

 

 

    Davi e Golias em detalhes

                                                                                                      

   Nós já falamos aqui sobre a travessia do mar vermelho, creio que feito quase tão impossível e improvável como esse, é um rapazola franzino ganhar uma briga com um gigante de quase 3 metros de altura vestindo uma armadura de 56 kilos, elmo e caneleiras de bronze, uma lança que de tão pesada, carregava sobre o ombro sendo que só a ponta pesava 7 kilos e mais um soldado só pra carregar o escudo.Há 40 dias estavam acampados os exércitos israelitas e filisteus, cada um em um monte, separados por um vale onde corria um pequeno rio. E todos os dias , esse gigante insultava e desafiava Saul para que escolhesse alguém para duelar com ele na certeza que não tinha ninguém páreo pra ele. E La se foi Davi, pastor de ovelhas( tarefa comum a escravos e mulheres), mais novo entre 10 irmãos, com cara de bom moço, encarar o homem. A princípio, Saul não queria confiar tão importante tarefa a um garoto, pois oi duelo decidiria o destino de todo o reino. Mas Davi foi tão convincente em seus argumentos que Saul deixou. Davi então foi ao riacho, escolheu cuidadosamente 5 pedras para sua funda, isso o fez por que a pedra tinha que ter o peso ideal; se fosse muito leve poderia cair ao rodar a funda, se fosse muito pesada não atingiria  velocidade suficiente.Sem contar que deveria ter uma precisão incrível no tiro, pois só tinha 29cm² de testa não protegida pelo elmo a uma distancia que não fosse alcançado pela enorme e pesada lança, e se errasse, seria mais difícil uma segunda tentativa.

   O final nós já sabemos, enquanto trocava farpas com Golias, Davi girava sua funda e mirava... Após o tiro certeiro, foi só cortar a cabeça do gigante com sua própria espada diante dos olhares incrédulos do escudeiro e dos dois exércitos inimigos entre si.

   Detalhes, detalhes, quantos detalhes resolvidos de uma só vez. A vida , as vezes é um emaranhado de detalhes, mas Deus pode resolver tudo num único tiro, preciso, perfeito!

   Pense nisso!                                                               

 

 

 

           

                    CRER OU NÃO CRER, EIS A QUESTÃO!     

Imagem relacionada


     

 

 

  Um dos maiores desafios para o jovem no mundo atual é ter fé. Acreditar naquilo que não vê.A ciência tem meios de provar  quase tudo que diz; apresenta fatos, números, evidencias e deixa a informação eternizada na internet. Existem vários motivos que nos levam ao ceticismo(falta de fé). Em 2 REIS: 1e2 existem 4 exemplos de falta de fé que, creio eu, serem os mais comuns:

1°- O rei Acazias estava muito doente devido a uma queda que havia sofrido, mas apesar de ser o rei de Israel adorava os deuses de sua mãe Jezabel  e seu  pai Acabe. Por má influência e exemplo dos pais , Acazias não cria que o Deus altíssimo fosse capaz de curá-lo e foi buscar sua cura nesses falsos deuses até ser confrontado por Elias que profetizou sua morte.

2°- O segundo capitão de cinqüenta que foi buscar Elias sabia o que tinha acontecido ao primeiro,mas confiava em si mesmo e em seu próprio poder,achando que se fosse ainda mais arrogante certamente intimidaria o profeta e o forçaria a ir com ele. O cara morreu fulminado junto com seus cinqüenta homens.

3°- Os alunos da escola de profetas não creram que Elias de fato tinha ido embora e confiado seu ministério a alguém tão simples, que não tinha a imponência e personalidade de Elias, que não era tão eloqüente nem influente. Não criam que Deus usa pessoas e coisas simples da vida pra fazer sua obra.

4°- Os rapazinhos que zombaram de Eliseu, cresceram longe de Deus, ao ponto de achar ridículo seu representante e sua missão. Estavam tão longe que nem se quer foram sensibilizados com a presença de um homem de Deus. Quarenta e dois deles foram despedaçados por uma ursa que surgiu do nada.

  A pergunta que se pode fazer a si mesmo é : Como está a minha fé? Será que me encaixo em algum desses exemplos? Se positivo, o que posso fazer pra melhorar?

   Pense nisso!

                                                                                                                                                            Os Super amigos                     

Quantos de vocês já não teve uma turma de amigos( na escola,na Igreja, no cursinho, etc.)em que considera" a turma" e guarda até hoje na memória os momentos e aventuras que passaram juntos?

  Pos bem, vamos comentar aqui sobre um grupo de amigos que além de unidos tambem tinham super poderes. Não! Não estou falando do grupo de heróis dos quadrinhos e da tv,era um grupo de 12 homens cujo lider era nada menos que Jesus, o Criador do Universo! Eram pessoas de diferentes profissões e horigems que se transformaram em verdadeiros Super Homens. Tinham o poder de curar, expulsar demônios,fazer sinais e prodígios, enfim eram os "caras"! Cristo os amava muito e eram tão unidos que nem se chamavam pelo nome.Todos tinham apelidos. Éééé, isso mesmo! Olha só:

 Simão, cujo o nome significa "ouvinte", logo que foi apresentado a Jesus ganhou o apelido de Pedro(pedra) devido a seu carater.

André significa "varonil". Nem precisa de apelido né?

O outro Simão, o Zelote, era identificado assim por ser membro da seita judaica que repudiava a dominação romana.

Haviam dois Tiagos: O maior, que junto com seu irmão João era chamado de" filhos do trovão" devido ao temperamento. E outro Tiago chamado carinhosamente de"Tiaguinho", ou, simplesmente; Menor.

Mateus (ou levi), por causa do antigo trabalho era chamado por todos de "publicano".

Tomé cujo nome já significa" gêmeo", era chamado pelo termo grego: Dídimo.

Felipe já significava "amigo de cavalos".

Natanael por lembrança do seu pai Talmai respondia por "Bartolomeu".

Além de dois Simãos e dois Tiagos, tinha também dois Judas: Um era identificado pela cidade-origem(queriote) e outro pelo carinhoso apelido de "Tadeu".

 Tá certo que um deles se desviou do caminho, mas aqueles homens foram os maiores herois da terra do seu e de outros tempos. Não voavam nem tinham super força, mas tinham o poder do Espirito de Deus. E faziam coisas verdadeiramente extraordinárias! Se pedirmos a Deus uma pequena porção desse poder, tambem poderemos ser Super Heróis.                                                                         

       Como já se disse: Racismo é burrice!!                  

                                                                            

Resultado de imagem para a lepra de Miriã

Depois de uma exaustiva batalha contra os amalequitas, Moisés enfim, tem uma boa notícia: Seu sogro Jetro, sua esposa Zípora e seus filhos Gerson e Eliazer estão no acampamento.

 Moisés ficou tão feliz que deu um banquete com cânticos e adoração a Deus. Apezar da felicidade do grande lider, imaginam o impácto visual que causou a chegada daquela gente de pele negra, roupas esquisitas e adornos diferentes(segundo o costume etíope, embora adorassem o mesmo Deus de Israel). Jetro ficou chocado ao ver o genro julgando todas as questões do povo de manhã até o por-do-sol e o aconselhou a nomear pessoas capazes que o auxiliassem na tarefa julgando pequenas causas. Moisés seguiu à risca o conselho que lhe foi dado. Isso causou ciumes a Arão e, principalmente Miriã que criticava seu irmão por ter se casado com uma mulher etíope, e agora estava inconformada que essa gente de fora chega dando pitaco e toma parte nas decisões do Arraial sem consultar os que, junto com Moisés formavam " os três mosqueteiros de Israel" (ela não queria nenhum Darctagnam na área), isso sem contar o convite feito ao cunhado Hobebe para lhes servir de guia pelo deserto( num. 10:31-33) sendo essa missão desnecessária com a Arca da Aliança.

    Deus ficou irado com tudo isso, e Miriã sentiu literalmente na pele os efeitos do racismo e do preconceito, sua pele ficou branca como a neve de forma que de longe se via que estava leprosa e todos a evitavam, tendo que ficar numa barraquinha isolada ,bem longe do acampamento por uma semana.

  Felizmente isso não acontecerá com todos os racistas e preconceituosos, mas podemos tirar dessa passagem, que na verdade não faz o menor sentido achar alguem bom ou ruim por causa da sua cor, seu sotaque, sua raça,seu bairro,seu corpo,etc.

  Jetro foi um dos homens mais sábios e íntegros do seu tempo e Zípora, uma esposa virtuosa. Derrepente aquele indivíduo que causa certo impácto por ser muito gordo,magro,pobre,rico,alto,baixo,negro,branco,urbano ou rural, é justamente uma pessoa maravilhosa e um ótimo amigo(a), basta você se despir desses conceitos bobos, e descobrir.

  Pense nisso.

 

ex.18:1-27 e num.12:1-16.

                                                                                             

   As vezes, o legal é ser legal!
 Imagem relacionada
  Ei você!Você aí!! Ééééé, você mesmo! Por acaso você tem alguém que é um chato de galocha mas se acha engraçado e vive te enchendo o saco? Aquela garota fofoqueira que fez da sua vida um inferno?  Um valentão que acha que você é saco de pancada? Uma "amiga" que deu em cima justamente do cara que você estava a fim e ela sabia ? Po incrivel que pareça, as vezes ser legal com essa gente "mala" resolve todo o problema.
  Havia um rei sírio chamado Ben-hadade( que não era do bem ), que vivia perseguindo povo de Israel para poder apoderar-se de todo o reino, mas todas as vezes que armava emboscadas para o rei de Israel, o profeta Eliseu era avisado pelo Espirito de Deus e frustrava-lhe os planos. Então , o sírio mudou o foco de sua ira e mandou  matar Eliseu que estava em Dotã. Acordando cedo , o moço que servia a Eliseu, ficou apavorado ao se ver cercado por parte do exército sírio.Eliseu orou a Deus pedindo que abrisse os olhos do moço e cegasse os do exército que sitiava a cidade. E assim se fez.O moço passou a ver os cavalos e carruagens de fogo ao redor, protegendo-os, enquanto os inimigos ficaram cegos. Eliseu ofereceu-se gentilmente como guia dos soldados que não tiveram opção senão aceitar,e foram levados para Samaria( capital do reino, na época) voltando a enchergar e se vendo no meio do exército de Israel. Aquele monte de homens, tudo olhando de cara feia, doidos pra matar geral. E o rei perguntando a Eliseu: Devo mata-los???Os soldados já deviam está rezando até para a quarta geração de deuses que adoravam quando ouviram Eliseu responder que não, mas que oferecesse a aqueles homens um vasto banquete e os deixassem ir para casa. Depois desse fato , não houve mais investidas de Ben-Hadade a Israel.(2 Reis 6:8-23).
  Os sírios tentaram de todas as formas  apoderar-se do reino ao ponto de sitia-lo, porém , quando receberam um tratamento gentil como resposta,desistiram de tal intento. Na maioria das vezes, pagar rudileza com gentileza, infidelidade com fidelidade, ódio com amor, é o jeito mais eficaz de se livrar do mal, dar uma lição de moral e, de quebra, conquistar a amizade de alguém.
  Pense nisso, e faça a experiência.

                                                                                                         

       Aí, se liga só nos detálhes
  Todo mundo sabe de có e salteado a história de Moisés e a saga da fuga do Egito culminando com a abertura do mar vermelho. Mas, já prestaram  atenção nos detalhes? Vamos viajar até êxodo 14, nos incerir na história,tentar vivencia-la. Com certeza aprenderemos muito mais com ela e ficará na memória. Já começa com Deus mandando o povo andar pra tráz e acampar em frente ao mar tendo de um lado as montanhas rochosas e do outro o caminho de volta ao Egito.Enquanto isso, Faraó se arrepende de ter deixado o povo ir, incentivado por seus próprios conselheiros, se pergunta: o que foi que eu fiz? como deixei aquela gente escapar? E para mostrar o seu poder, prepara 600 carros de guerra de sua escolha pessoal e todos os carros do Egito com seus capitâes( tudo isso pra ir atraz de um bando de ex- escravos cansados , desarmados e a pé). Eram tão numerosos que de longe o povo acampado viu aquela nuvem de carros, cavalos e homens que parecia não ter fim e clamaram a Moisés, que respondeu: não tenham medo! Falar é fácil, né! Como não ter medo de todo o exército mais poderoso da terra??? Isso já era quase ao por do sol. Então o Anjo do Senhor que ia adiante passou para atráz assim como a coluna de nuvem obscurecendo a visão dos egípcios e iluminando o caminho do povo.  Moisés estende seu cajado em direção ao mar , que se divide criando uma avenida cercada por muros de água em meio a uma tempestade de vento. E o povo começa a passar. (parece um filme de ação) Faraó e seu exército tambem se aventuram naquela estrada bizarra cavalgando como que por extinto,pôis nada viam a sua frente , até que resouveram acampar ali( será que não tinham medo?) durante o restante da noite( apesar de a maioria achar que isso aconteceu de dia). Na manhã seguinte, o povo já estava do outro lado quando irrompeu uma tempestade de trovões e relâmpagos(salmo 77:17e18) em cima do acampamento egípcio, as rodas dos carros travaram, os cavalos ficaram descontrolados,e os soldados resolveram figir a pé de volta à praia, mas O Senhor ordenara a Moisés que estendesse de novo seu cajado em direção ao mar e este se fechou como se existisse um ziper gigante frustrando qualquer tentativa de retorno, depois cobriram os carros,os cavaleiros e todo o exército de  Faraó.Enquanto isso ,os últimos israelitas ainda teminavam a sua jornada pela a avenida cercada de águas e nada puderam ver devido a coluna de fogo entre eles e os egípcios.
  Os corpos dos soldados com suas armaduras, armas, carros e cavalos foram parar na praia , do outro lado e Israel pode constatar o livramento do Senhor.
   Vc ainda acha que seu problema é tão grande que nem Deus dá jeito?
 Pense nisso.

 

     VINGANÇAAAAA!!!!!

                                                                                                                         

" Vingança é um prato que se come frio"
"Vingança é faca de dois gumes"
"O esquecimento mata as injurias, a vingança, multiplica-as."
  Você pode procurar várias frases sobre vingança por aí, dificilmente encontrará uma que fale bem dela, e todo mundo sabe que vingança é uma roubada. então por que a gente, vouta e meia, queremos nos vingar de alguem?
  O povo de Israel aprendeu essa lição de um jeito muito duro, quando você puder, dá só um bico lá em juízes capítulos: 19,20 e21.A história daria uma verdadeira novela mexicana, começa com uma briga de casal, seguida de assassinato da esposa com a conivência dos moradores da cidade e depois de uma tribo inteira, culminando numa guerra civil de onze tribos contra uma.Mas, pensando bem, qualquer um que tem sua esposa abusada sexualmente durante toda uma noite por criminosos, sendo estes acobertados e apoiados por toda uma cidade e depois pela tribo inteira, desejaria vingança! E foi o que fez aquele revoltado levita. mandou pedaços do corpo de sua comcubina para cada tribo de israel pedindo vingança e foi prontamente atendido, pois tal  brutalidade nunca havia acontecido antes. As 11 tribos enviaram seus valentes homens de guerra, armados até os dentes, expumando de raiva contra a tribo de benjamim. Antes consultaram ao Senhor que permitiu que lutassem contra seus irmãos a fim de que aprendessem por si, sobre os males da vingança. Na primeira investida Israel perdeu 22.000 homens, na segunda,18.000 e na terceira, mais 30. Tudo bem que a tribo de Benjamim( que era pequena, mas valente pra xuxu ) também perdera 25.100 homens, mas será que valeu a pena?
   Perceberam na reunião das tribos que fazia para adoraçâo ao nosso Deus, que faltava uma tribo, justamente a que eles tinham destruído , salvo os 600 homens de Benjamim que conseguiram figir, e se arrependeram. E agora? Como dar continuidade a uma tribo que só havia 600 homens, nem mulheres, nem crianças? A solução?! Mais uma trapalhada! Foram lá na cidade de Jabes-Gileade e , por não ter particiado da "assembléia da vingança", destruíram a cidade, mataram todo mundo, exceto as virgens,e tentaram resouver o problema, já que tinham jurado não ceder suas mulheres para os homens de Bemjamim. Aí você pergunta: Cê queria que eles não fisessem nada???
   Havia um Deus em Israel e um Sumo Sacerdote ( os mesmo que eles consultaram antes de ir para a guerra) que , com infinita sabedoria, resouveria a situação. Nós também temos os mesmos recursos. Na faca de dois gumes, o gume maior sempre é pra nós,se alguém te machuca e você não perdoar, vai continuar te machucando.Na medida do possível, deixe a vingança pra Deus. Cristo, nosso Sumo Sacerdote intercederá por nós e revindicará justiça.
   Pense nisso.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
                                    Atrevimento satânico( MT 3:13-17)                                     
 
A história da qual falaremos enfatiza duas coisas: Jovem, Deus te ama com todo amor que é possível e impossível alguém ter por alguém! E o diabo te odeia com todo seu ser,cada pensamento e ato baseia-se no ódio por você e pela raça humana! Gravou isso? Então viaje comigo até o deserto da Judéia a pouco mais de 2000 anos atrás, Jesus lá se encontrava após ter sido batizado  por seu primo João ( que ganhou o apelido de “Batista” pelo fato de batizar seus discípulos)a fim de se preparar para Seu ministério. Após longo Jejum Satanás começou a tentá-lo. Não pensem que isso foi um ato de desespero dele, não senhor, foi tudo muito bem planejado, cada palavra muito bem escolhida. Como de praxe, traçou um perfil psicológico de sua vítima em potencial e deduziu que ia explorar o fato de Jesus ter poderes divinos a seu favor podendo usá-los quando quisesse, estar faminto e o temor que Jesus como humano tinha de sua missão(ao ponto de pedir para afastar-se dela. MT 26:38,39)daria  chances de vitória. Tamanha ousadia deve ter causado espanto até nos anjos celestiais, mas satanás foi vencido e mais uma vez foi expulso da presença do Altíssimo!
   Sabemos que o demônio está vencido, mas não se iluda, ele te odeia e vai faz de tudo para te derrubar. Primeiro  tenta fazer você acreditar que ele não existe, depois usa suas fraquezas, dúvidas e temores contra você, até mesmo as pessoas que te ama, e se teve peito pra tentar corromper o filho de Deus, vai querer te esmigalhar,reduzir a pó! Mas, em contrapartida, existe alguém que é infinitamente maior do que tudo isso e tem por você, um amor imensurável, não te força a nada, não usa nenhuma artimanha e te deixa livre pra fazer suas escolhas. E se você O escolher, se você permitir, quer te carregar nos braços como sua mãe fazia a alguns anos atrás, te envolver com Seu infinito amor, sua proteção. E te proporcionar a mesma vitória que Jesus, ao ponto do diabo ser expulso da sua presença.
   Quando tentado for, abra seu coração e deixe que Deus lute por você. Pois a vitória, vem do Senhor!
Pense nisso.
 

                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

                         E A HISTÓRIA SE REPETE

 

O que tem em comum Gênesis 19 com Juízes 19? É o que veremos a partir de agora. Na história de Gênesis homens de todas as idades, vindo de todos os lados queriam abusar dos homens (que na verdade eram anjos) que estavam temporariamente hospedados na casa de Ló, sobrinho de Abraão.  O dono da casa ofereceu aos meliantes suas duas filhas virgens, que não foram aceitas. Os caras queriam os forasteiros! Pois bem, antes que pudessem fazer qualquer coisa, foram comedidos de cegueira pelos próprios anjos e ficaram lá, feito idiotas (não desistiram não), tentando achar a porta pra arrombá-la.

   Passados cerca de 1000 anos, os patriarcas já haviam falecidos, Israel já tinha ido para o Egito, escravizado no Egito, voltado do Egito, atravessado o mar vermelho, reconquistado a terra, governado por um monte de juízes e uma juíza, sendo o último, Sansão, que foi morto por si mesmo e agora cada um fazia o que achava mais correto. Um Levita, que ao que parece, não exercia sua função de Levita brigou com sua concubina, que voltou pra casa do pai. Daí ele sentiu saudade, percebeu que tinha feito besteira e foi lá tentar fazer as pazes. Foi recebido muito bem pelo pai da moça. Ficou por lá, cinco dias  e mesmo com a insistência do sogro resolveu ir embora.  Era já à tardinha quando saiu, evitou as cidades que não confiava e chegou a Gibeá à noite. Como não existia hotel nem quem o abrigasse, já ia se instalar na praça da cidade, quando passou um senhor, morador do lugar que o chamou pra dormir em sua casa. Estavam lá de boa, comendo, bebendo e batendo papo, quando surgiram alguns homens maus e queriam fazer o quê? Adivinhem só! Abusar sexualmente do Levita e de seu servo. A reação do velho, dono da casa foi muito semelhante ao de Ló ,quase mil anos antes. Ofereceu sua filha virgem e a Concubina do Levita para eles se divertirem a vontade. Como dessa vez não tinham anjos pra salvar o dia, simplesmente jogaram a moça para a turba, como quem atira carne aos leões famintos e foram dormir tranquilamente. Abusaram da Concubina durante toda a noite, que ainda teve forças de, ao raiar do dia. Se arrastar até a porta da casa e morrer ali. Mil anos se passaram e aquela barbárie ainda era uma prática comum, não só das cidades condenadas de Sodoma e Gomorra, como da própria Gibeá ( que ficava no território da tribo de Benjamim) da época em questão. Mulheres e escravos não eram contados, não tinham direitos nem valor algum a não ser para procriar e trabalhar, respectivamente. Acordando pela manhã, o Levita fez todos os preparativos para seguir viagem, ao sair à porta viu a mulher caída, chamou: Levanta! Vamos! (cap. 19:24) como a mulher não respondeu, ele concluiu: Está morta. Pôs o corpo em um dos dois jumentos que carregava e seguiu para sua casa. Chegando lá, esquartejou a moça em 12 pedaços e mandou para as tribos de Israel, exigindo vingança! Todo mundo ficou espantado com tudo aquilo! Como um só homem, partiram todas as onze tribos pra tirar satisfação, afinal de contas, isso não se faz! Os representantes da tribo de Benjamim, disseram que não iriam entregar ninguém, também se sentiram afrontados e se prepararam pra guerra! Formaram um exército de 26.000 homens mais 700 de Gibeá que manejavam uma funda tão bem que não erravam se quer um fio de cabelo, e ainda eram canhotos! Na galera das 11 tribos haviam 400.000 homens, mas por algum motivo ou código de conduta não foram todos contra Benjamim. Seria uma tribo por vez e a primeira foi Judá. Na primeira investida perderam de cara 22.000 homens. Houve um chororô generalizado e foram de novo, no segundo dia. Dessa vez Benjamim derrubou mais 18.000.  Outra lavada! Outro chororô, mais jejum e ofertas pacíficas. Foram de novo, no terceiro dia, mas dessa vez com estratégia. Atraíram os filhos de Benjamim pra fora da cidade, começaram a perder e a recuar, aí os caras se sentiram os tais de novo e partiram em perseguição. Derrubaram mais uns 30 no caminho e já estavam cantando vitória quando, ops! Que fumaça era aquela vindo da Cidade? Foi aí que eles perceberam que estavam lascados! Quando saíram da cidade, da sua fortaleza pra perseguir o inimigo fujão, outros que estavam entocados invadiram a Cidade e queimaram tudo! Os que estavam sendo perseguidos se voltaram contra eles, reforçados de mais uns 10.000 homens. E logo a galera que queimou a cidade também partiu pra briga. Benjamim estava cercado! Resultado: Sobraram apenas 600 homens que conseguiram fugir para o deserto e mais ninguém. A tribo de Benjamim fora dizimada!

   Tal como antes, em outra cidade, mil anos atrás, cada um fazia o que achava certo, tal como antes, estava muito longe do Criador, tal como antes não se dava quase nenhum valor a vida, principalmente se fosse a vida de uma mulher, tal como antes, uma cidade inteira foi dizimada! Tal como antes, as conseqüências foram as piores possíveis!

PENSE NISSO!

   

 
Varoagens de Salomão - Home | Facebook
     

             

                                SÁBIO, RICO, SAUDÁVEL E INFELIZ

 

Todos nós gostaríamos de ter controle sobre o tempo. Pelo menos sobre o nosso tempo! Imaginem se pudéssemos voltar e concertar as bobagens que fizemos no passado! Ou simplesmente fazer diferente só pra dar uma “melhorada”no resultado! O livro de Eclesiastes, nos apresenta um cidadão que era tão sábio que nem precisaria fazer isso. Certo? Ao contrário, o sujeito tinha mais arrependimento do que eu ou você. Salomão foi o homem mais sábio da terra e um dos mais ricos de seu tempo. Tratou de vários assuntos, compôs hinos, salmos e provérbios! Pessoas ilustres vinham de longe pra ver sua sabedoria e beber dessa fonte. Era uma enciclopédia ambulante e inédita! Tinha mais sabedoria que os egípcios! E olha que os egípcios eram os caras! E ainda teve o privilégio de construir o templo de Jerusalém!Foi escolhido por Deus pra isso!Olha só quanta honra!Além disso, fez também grandes obras, como a reconstrução dos muros da cidade e algumas outras obras faraônicas , como seu próprio Palácio, o qual levou treze anos para ser construído ( o templo levou sete). Provavelmente era um homem atraente, se não atraente fisicamente, era muito bom de papo. Foi soberano de um grande reino e reinou em paz!Tinha tempo pra tudo! Sabedoria pra tudo. Dinheiro pra tudo! Saúde pra tudo! Como um homem desses pode se arrepender tanto ao final da vida? Sabemos que casou-se com várias mulheres de diferentes nações e adorou os deuses delas. Fez sacrifícios e erigiu altares pra eles. Era um cara estudioso e curioso. Com quantas coisas reprovadas por Deus não terá se envolvido! No seu livro, Eclesiastes, ele diz que nem as riquezas, nem sua vasta sabedoria, nem o trabalho o satisfez. Então, o que era preciso para que ele fosse feliz? Segundo Flávio Josefo, morreu aos noventa e quatro anos, arrependido, muito arrependido, depois de se deixar levar pelas paixões e cobrando pesadíssimos impostos ao povo para sustentar seu luxo e suas mil mulheres!

   Não sabemos o que levou uma pessoa tão sábia cometer tanta burrice! Mas ele nos deixou bons e maus exemplos que podemos seguir por uma questão de escolhas. Mas tendo  a consciência de que o tempo não para! E para o bem ou para o mal, o tempo também não volta.

PENSE NISSO!

 
 
 
 

 

                     DIA SEM SOL, NOITE SEM LUA E TODO MUNDO VEGETARIANO
Resultado de imagem para a criação
 
   A criação do mundo por si só, já é um motivo de anos de estudo, e mesmo assim, muita informação se perdeu ou não nos foi revelada. Estamos falando de Gênesis 1. Pra começar, Deus, resolve criar o mundo, em cima de uma matriz já pronta desde o princípio. Não dá para ter muita certeza, mas a terra parecia ser como uma massa de pão. Sem forma e vazia, sendo que estava tudo junto e misturado. Depois separou o dia da noite sem ter criado o sol, a lua e nem mesmo a estrelas. (que só seriam criados no quarto dia). Apesar disso, houve a partir daí, tardes e manhãs. Depois separou água pra cima e água pra baixo, no meio ficou o que chamamos de atmosfera. Isso foi no segundo dia. Depois criou a porção seca da terra e encheu com vegetais de tudo quanto é espécie. Isso no terceiro dia. No quarto dia criou o sol, a lua, as estrelas e afins. Também as estações, dias e anos. No quinto dia, criou os animais marinhos, anfíbios e aves. No sexto dia criou o resto da bicharada, o homem e a mulher. Deus disse a eles que dominariam sobre todos os outros seres viventes, mas que sua comida seria frutas e as plantas que dão sementes. Mas para os animais deu capim e verduras como alimento (Gen. 1:29,30). Dá pra imaginar um leão comendo capim? Isso explica por que em Isaías 65:25  diz que o lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. Eles apenas voltarão às origens. Em salmos 139: 14, o salmista diz que fomos criados de um modo assombrosamente maravilhoso. De fato o que parece loucura para os homens é sabedoria para Deus e vice/versa. E Esse Deus que criou tudo que existe em apenas seis dias , de um modo totalmente esquisito, pode transformar toda esquisitice da sua vida em apenas um piscar de olhos. Você duvida? Provai e vede.
PENSE NISSO

                                              O DESCANSO

Imagem relacionada

   Olha só como nós somos importantes! Deus criou todas as plantas e animais, mas os deixou ali escondidinhos. Aí foi para sua maior obra: O ser humano. Ele levou um tempo especial, fazendo o boneco de barro, com todo capricho e bem parecido com Ele mesmo, como se tivesse Se desenhando. Então soprou nas narinas o fôlego de vida e o homem passou a ser alma vivente. A partir daí, Deus fez brotar do solo toda sorte de plantas agradáveis a vista e boas para o alimento, assim como a árvore da vida e a árvore do conhecimento (Gen.2:8,9). Do jardim saía um rio que se dividia em quatro braços. Um deles havia ouro e pedras preciosas, outro ia quase até a África em extensão. Se você acha o rio Amazonas enorme, se você acha o rio Nilo comprido, imagina o rio que saía do Éden! Se você acha a natureza atual exuberante, Tente imaginar a natureza no jardim do Éden! Se você acha os animais magníficos, tente imaginar os animais do Éden! Se você se admira com os atletas e suas proezas, com a beleza das modelos, com os corpos esculturais dos frequentadores de academias, tente imaginar a beleza perfeita de Adão e Eva! Deus fez o homem primeiro. Por que era mais importante? Claro que não, Ele conhecia a natureza do ser que acabara de criar, permitiu que o homem observasse os animais. O macho e sua companheira, a importância que havia um para o outro, e certamente de como um cuidava do outro. Então veio a mulher. Imagine a Miss Universo das Misses Universo! Não se sabe a cor deles. O nome Adão quer dizer vermelho ( que pode ser o vermelho rosado dos europeus ou o vermelho amarronzado  dos índios), e nem mesmo se tinha nomes, pois Adão chamou a si de varão e a Eva de varoa. Pode ser que seus descendentes é quem os batizaram com os nomes que conhecemos hoje. Depois de tudo isso Deus estipulou um dia de descanso. Deixou um exemplo por Si mesmo, ensinou a lição pessoalmente. Adão e Eva não tinha stress, trânsito, horários a cumprir, pressão da sociedade e da mídia, mas Deus na sabedoria infinita lhes deu um dia na semana em que nada se faria das atividades seculares e rotineiras, teriam um dia para descansar e adorar somente. E se eles precisavam , quanto mais você!

     PENSE NISSO
 
                           O MISTÉRIO DA SERPENTE
Imagem relacionada
   Todos sabem da história de cor e salteado, a serpente possuída por satanás convenceu Eva a comer do fruto proibido. Assim como o santo par, ela também sofreu as consequências dos seus delitos. Mas será que ela, a serpente, sendo um animal , poderia impedir ou se deixar possuir por Satanás? Parece que sim, e sendo assim, os animais não eram tão irracionais como são hoje. Isso é um dos muitos mistérios da Bíblia que conheceremos no devido tempo. Mas e você, tem como impedir ou não se deixar possuir por Satanás? Em outras palavras, que tipo de influências você sofre? Existe uma coisa que é chamada de senso crítico, que é saber ,exatamente o que se está consumindo, lendo, assistindo, comendo, ouvindo, bebendo. O diabo tem e usa diversas facetas. Ele estende seus tentáculos por todas as áreas, deturpando e distorcendo todo e qualquer valor instituído por Deus. Ele não se cansa, não precisa dormir, nem de tempo pra pensar em um plano, não precisa fazer cursos ou se graduar. Ele quer ser o senhor da sua mente. Ele tem milhares de anos de experiência, conhece como ninguém a psique humana, sabe das suas fraquezas, anseios e desejos. Mas Deus te deu uma arma poderosa contra tudo isso. Umazinha só: A sua vontade. O seu livre arbítrio, a capacidade de escolher. Nada será feiro por Deus ou pelo Diabo contra a sua vontade. A diferença é que Deus é direto e pontual, não tenta te enganar, te iludir, e verdadeiramente te ama. Já o inimigo de nossas almas articula diversas teorias e inversão de valores, ele usa literatura, filmes, novela músicas, a mídia em geral, uma pessoa que você admira, enfim, não tem limites. Você precisa ter consciência de tudo que está ao seu redor. O que o autor quis dizer com a letra da música, ou da literatura, ou do vídeo. Que tipo de valores estão querendo te passar? Estarão tais valores de acordo com o que Deus planejou pra você? Vontade. Essa é a palavra! Se você escolher o mundo, Deus não te forçará a nada, apenas sofrerá as consequências. Mas se você escolher o céu, nem mesmo o próprio satanás em pessoa poderá te enganar ou derrubar. Não pense que não haverá problemas, claro que surgirão. Mas Jesus disse: Tende bom ânimo, Eu venci o mundo! ( João  16: 33).
PENSE NISSO
 
 
 
 

                                                CULPADOS

  Temos o costume quase involuntário de condenar, culpar ou responsabilizar o primeiro casal (principalmente Eva) por nossa condição atual. O que não deixa de ser verdade, mas também não garante que se, fossemos nós no lugar deles, não cairíamos  talvez até mais facilmente. De uma coisa não podemos ter dúvida: Eles pagaram caro por isso. Não sei quanto tempo eles moraram no Éden, mas se eu ficasse um minuto naquele lugar, não ia querer mais sair. Mas eles saíram, ou melhor, foram despejados. Tento imaginar a dor de ver a morte de um animal pela primeira vez, para que sua pele lhes servisse de vestuário. Os animais se tornaram diferentes, alguns eram selvagens e agressivos agora. A natureza continuava linda, porém muito cruel, com a instituição da cadeia alimentar. A terra era fértil, porém tinha que ser trabalhada, o sol agora queimava irritantemente a pele. Tudo ficou mais difícil. Havia espinhos que feriam a pele. Eva sentiu dores ao dar a luz, sensação terrivelmente nova. E os filhos, há os filhos... Como era difícil criar duas criaturas tão frágeis e tão diferentes! Mesmo com toda a orientação Divina. Compartilharam a dor de perder dois filhos de uma vez só. Sendo um assassinado e outro sendo errante por ser ele, o assassino. Presenciaram várias mortes de homens e animais e viram seus descendentes se corromperem. Tiveram que contar aos seus netos, bisnetos e tataranetos, o que significava aquele jardim, tão bem guardados por anjos com espadas flamejantes, e porque foram expulsos de lá. Adão viveu 930 anos, dos quais em sua maior parte, teve que conviver com a dor e a culpa de ter contribuído diretamente na perdição de seus filhos. Só eles sabiam como era entes e depois, eram testemunhas vivas, exemplos de mau exemplo. Talvez alvos de muitas críticas, acusações e zombarias, tudo isso por quase mil anos.  É mais provável e natural que um deles tenha morrido primeiro. A solidão deve ter sido terrível. Mas durante todo esse tempo, se alicerçaram na redenção provida pelo Salvador, representado pelo cordeiro imolado, a cada sacrifício. E no amor de Deus até pelo pior dos pecadores, mesmo abominando o pecado.

PENSE NISSO

                      AS ESCOLHAS NOSSAS DE CADA DIA

Imagem relacionadaResultado de imagem para caim matou abel

 

   Existe uma mensagem que circula,  principalmente nas redes sociais, que diz que cada dia é para nós um presente de Deus. Isso é uma grande verdade. A mensagem nos faz pensar no que podemos fazer com esse presente, com esse período de vinte e quatro horas que ganhamos do Criador cada vez que despertamos pela manhã. Ou seja, quais escolhas faremos. Pois é exatamente isso que passamos o dia fazendo: Escolhas! Não importa a circunstância, o ambiente, o clima ou as pessoas envolvidas. Somos obrigados a fazer escolhas o dia todo. E embora pareça clichê, sempre se tem uma escolha. Os primeiros dois irmãos de que se tem notícia, eram novos no ramo, mas fizeram cada um, sua opção. Um resolveu obedecer a ordem Divina, o outro resolveu fazer do seu jeito. Caim cresceu vendo seu pai Adão, como sacerdote do lar, oferecendo sacrifícios a Deus, a fim de remeter ao sacrifício do Cordeiro de Deus que estava por vir. Isso durante toda infância e adolescência, provavelmente sendo orientado sobre o plano da salvação por causa dos pecados dos homens. Mas mesmo assim, fez uma oferta caprichada, mas do jeito que ele próprio achou melhor. Então o misericordioso Deus lhe deu três chances :

1-    Rejeitou a oferta – Mas rejeitou aquela oferta, ele poderia refazer.

2-    Perguntou a Caim, por que estava irado. Por que estava carrancudo. Não teve resposta.

3-    Aconselhou a fazer o que é certo, pura e simplesmente. E dominar os desejos pecaminosos.

Caim jogou tudo isso no lixo e planejou matar o irmão. Estava tão cego pelo pecado que se tornou insano. Como não levar em conta que Deus sabia o que ele estava planejando? E como esperava se livrar da ira Divina depois? Seria fácil enganar Abel. Mas como esperava enganar Aquele que tudo sabe, tudo pode e tudo vê? Mesmo assim seguiu com o plano. E ainda reclamou depois que não suportaria o pesado castigo e ficou com medo de morrer. Vê se tem algum sentido? Algumas escolhas que fazemos na vida, pode levar a consequências terríveis, até mesmo a absurdos ou a insanidade. Cain teve um leque de opções diante de si, e pelo menos três chances de voltar atrás. Ao fazermos nossas escolhas diárias, devemos ter em mente que sempre podemos reparar os erros, nunca é tarde demais, Deus está interessado em nossos problemas e decepções, devemos fazer o que é certo, mesmo que a maioria faça errado, e se não controlarmos nossos desejos pecaminosos, eles podem nos levar até a loucura.

PENSE NISSO

                                   UM CONTRA TODOS
Imagem relacionada
   Alguma vez na vida, você já foi perseguido por que estava fazendo ou sugerindo fazer o que é certo, enquanto todos eram a favor de fazer o errado? Barra pesada não é? Vou te falar de um sujeito que passava por isso o tempo todo. O nome é curtinho, fácil de gravar: Noé. Não tem como saber quantas pessoas haviam na terra, nesse tempo, mas acredito que não eram poucos. Em meio a essa gente toda, só havia um homem justo. Agora imaginem só; tudo ou quase tudo o que as pessoas faziam, Noé fazia ao contrário! Enquanto todos iam em uma direção, Noé se dirigia  pro lado oposto. Quanta zombaria e perseguição deve ter sofrido! E, ao mesmo tempo, quanto testemunho e quanto respeito adquirido! Mas aí, ele passa dos limites da sanidade! Agora todos veem Noé e sua família construir um barco enorme, mas bem longe do mar. Com cerca de 150metros de comprimento, 25 de largura, 15 de altura. Seria um navio cargueiro médio, hoje em dia, mas um exagero na época. Ninguém entende nada. Pior ainda quando diz que vai cair uma tal de chuva que vai fazer do mundo inteiro um grande mar. Nem sabiam o que era isso. Devem ter levado um bom tempo na construção daquele modelo de navio que nunca se tinha visto antes em semelhança e tamanho. Depois começaram a estocar alimentos de tudo quanto é jeito, e ficaram ainda uma semana trancados lá dentro. Parece tudo de fato, uma grande loucura, um devaneio daquele homem, que não merecia ser levado a sério. Mas o detalhe é que, por mais sem sentido que pareça as ordens de Deus, sempre há sinais sobrenaturais, descartando qualquer possibilidade de algo irrelevante. Pois como um homem que nem se quer era marinheiro ou pescador, poderia construir um enorme barco daquele, sem a consulta ou orientação de um especialista? Como que, ordenadamente, sete pares de animais limpos e um par de cada animal imundo, se encaminhou voluntariamente para a Arca? Como todas as aves aos pares, deixaram seus ninhos e afazeres e voaram serenamente para dentro da embarcação? Como couberam todos esses bichos lá? Como não se engalfinharam em uma briga desenfreada pra ver quem devorava quem? Como a porta da arca foi fechada sem o auxilio de mãos? Perguntas que deveriam ser feitas por todo aquele povo, tiveram ainda mais uma semana pra isso. Talvez até foram feitas, mas tratadas sem nenhuma importância, devido a cegueira em que se encontravam. Anestesiados pelo pecado abundante e dominante. Entorpecidos, alienados! Tão espertos e tão tolos! Tão antenados e tão desinformados!
   Os sinais sobrenaturais de Deus estão ao nosso redor. Se estivermos distraídos, deixaremos passar e perderemos o barco.
PENSE NISSO
                                             NA ARCA
Imagem relacionada
Após o anjo fechar a porta da arca, passou-se uma semana. Imaginem a tensão nesses dias! Ou talvez satisfação do dever cumprido. Talvez desse pra ouvir os escárnios das pessoas, as pedras e paus atirados contra a imensa e forte estrutura. Ou talvez o desespero daqueles que observaram os milagres realizados e não tinham mais como embarcar e garantir sua salvação. Talvez a confirmação de que haviam um grupo de oito malucos lá dentro, ou talvez ao pressentimento de que algo estranho e terrível estava pra acontecer. Ao final desse período, chove. Abrem-se também as comportas do abismo. Águas descendo, águas subindo. E assim se deu por quarenta dias e noites. Segundo a Bíblia, foram exatos 12 meses e dez dias a bordo do grande barco (Gênesis7:11 e 8:13,14). Não havia diário de bordo, nem as câmeras do big Brother, não dá pra saber o que se passou com oito pessoas De uma mesma família, confinada por um ano em um barco com um monte de bichos. Talvez tiveram vários conflitos familiares ou talvez reinou perfeita harmonia. O que se passava em suas mentes, quais eram as expectativas, quais as dúvidas, quais as incertezas. Podemos imaginar um ano bem difícil. Ou talvez doze meses de renovação da aliança com Deus. Fato é que, ao fim desse tempo, a arca pousou nas montanhas de Ararate, e eles puderam finalmente pisar em terra firme. Noé ergueu um altar ao Senhor e obteve Dele a promessa de que não mais destruiria a terra.
   A seu respeito, eu sei tanto quanto sei sobre Noé e sua família. Não sei os seus conflitos familiares, suas dúvidas, certezas e expectativas, nem como está sua comunhão com Deus. Tudo que sei, é que uma família de pessoas como eu e você, passaram um ano em uma situação que tinha tudo pra dar errado. Mas conseguiram vencer, renovar a aliança com O Senhor, e ouvir Dele uma promessa que se estenderia a todos nós. Se eles conseguiram em circunstâncias tão adversas, por que você também não conseguiria?
PENSE NISSO
QUANDO A OMISSÃO E A MENTIRA TEM O MESMO EFEITO
Resultado de imagem para abraao e sara
   Acredito que a maioria de nós já ouviu ou já usou a expressão: “eu não menti, apenas omiti alguns fatos”. O problema é que quase sempre, mentir e omitir faz o mesmo estrago. Abraão se viu em situações embaraçosas por causa desse hábito. Sara, além de sua esposa, era sua parente muito próxima. Naquela cultura, costumava-se se referir a esse grau de parentesco como Pai, mãe, irmão ou irmã, de acordo com a pessoa e idade. Abraão não mentia, exatamente, quando se dizia irmão de Sara, mas o mais importante de tudo é que, Sara era sua esposa. Por medo de que fosse morto, em função da formosura de Sara, Abraão combinou com sua mulher que, toda vez que estivesse diante de uma autoridade em um país estrangeiro, diria que são irmãos. Por duas vezes, O Senhor teve que intervir, antes que Sara acabasse sendo desposada por outro, e nas duas, Abraão levou uma bronca e o clima ficou meio chato (Gênesis 12, 10-20 e 20, 1-18).  Em ambas as situações houve medo e falta de confiança na proteção de Deus. Apesar disso, nas duas, Deus interviu diretamente. Somos covardes, às vezes, Deus sabe disso, e temendo por nossa segurança e bem estar, tentamos sozinhos, amenizar as coisas na base do jeitinho, do jogo de cintura, tentando agradar a todos, dizendo meias verdades ou omitindo informações. Mas , na maioria das vezes, o efeito é o mesmo da mentira, que temos que contar outras pra sustentar a primeira. Então, que tal confiar em Deus e dizer o que tem que ser dito?
PENSE NISSO
A VITÓRIA INCONTESTÁVEL SOBRE UMA BATALHA IMPROVÁVEL
Imagem relacionada
  Abrão e seu sobrinho Ló, eram ambos, homens de posses, ricos, cheios da grana. Mas a riqueza naquele tempo se media com ovelhas e bois e quantidade de tendas e agregados. Luxo e conforto era, relativamente sem importância. Quando houve contendas entre os empregados de um e de outro, Abrão achou que era hora de se separarem. Como o tio lhe dera opção, Ló escolheu as terras férteis , perto de Sodoma e Gomorra. Lugar que até os dias de hoje é chamado de crescente fértil. As melhores terras da região. Era tão populoso e rico, aquele país , que haviam cinco reis. Mas estavam submetidos a pagar imposto aos assírios há doze anos (Gen.14:4). No  décimo terceiro ano, eles se rebelaram. No décimo quarto, foram atacados por quatro reis assírios, que arrasaram o lugar, confiscaram bens e levaram vários prisioneiros, inclusive Ló. Como, na maioria dos massacres, sempre escapa um vivo pra contar as desgraças. E a notícia chegou até Abrão. Ele recrutou trezentos e dezoito homens da sua própria casa, e saiu em resgate do seu sobrinho. Sim, isso mesmo! Trezentos e dezoito homens contra os exércitos de quatro reis, armados até os dentes, que antes havia subjugado outros cinco reis, com todo o seu exército. A estratégia foi atacar a noite. Mas, conseguiram vencê-los até ao ponto de persegui-los. Libertou todos os prisioneiros e recuperou todos os bens de todos. Apesar de tão grande feito, não quis aceitar nada em troca do favor que fizera a todo aquele povo. Deus se agradou tanto disso, que lhe prometeu uma longa descendência. Nada de mais. Apenas mais um episódio provando que, quando Deus luta junto conosco, não existe batalha improvável ou impossível.
PENSE NISSO
                                   O DÍZIMO
Resultado de imagem para melquisedeque
 
   Após a homérica vitória sobre os quatro reis , Abrão é recebido com grande festa e abençoado por Melquisedeque. Ora, mas quem era esse homem? Seu nome significava “rei da justiça”. Era , ao mesmo tempo, Sacerdote do Deus Altíssimo e rei de Salém ( que viria a ser Jerusalém), era muito respeitado em virtude dos dois títulos que  possuía e por seu caráter em si. Foi citado por Paulo, em Hebreus 7:1-3 em comparação ao próprio Cristo. Nesse encontro de gigantes da fé, Abrão separou o dízimo de tudo e o entregou. É a primeira vez, que a bíblia fala sobre o dízimo, mas não creio que era a primeira ocasião em que isso acontecia. Moisés oficializou a prática do dízimo como lei, com o objetivo de promover a manutenção dos que trabalhavam na obra de Deus e em todos os gastos que fosse necessário para manter os rituais e o próprio santuário. As igrejas de hoje, que são sinceramente comprometidas com o resgate de almas através da pregação do evangelho, usam o dízimo, com o mesmo objetivo. Devolver o dízimo, também é uma questão de fidelidade. Serve para desapegar do que o mundo considera o mais importante: o dinheiro e seus benefícios. É como se Deus nos indagasse todo mês: e aí? Você confia em mim ou não? Também é uma questão de gratidão e de reconhecer que somos totalmente dependente da graça e do amor Divino.
PENSE NISSO
           ALIANÇA, PROMESSA E PRECIPITAÇÃO
Imagem relacionada
 
   Abrão estava mesmo com moral. Resgatara o sobrinho, ovacionado por todos, e festejado por um dos homens mais importantes da época. Deus então lhe dá a oportunidade de pedir o que quisesse, apesar de ele já ter praticamente tudo. Abrão pede um filho para que pudesse herdar o seu legado e sua fortuna. O Criador ficou tão feliz , que respondeu logo que ele teria sim, um herdeiro legítimo. Não dá pra saber se Sarai, tomou conhecimento dessa conversa, mas ela tinha uma serva chamada Agar, que mesmo sendo egípcia, era de extrema confiança , tanto que Sarai teve a “brilhante” ideia de oferecer Agar a Abrão para que tivesse filhos , no seu lugar ,já que era estéril. É um erro clássico, esse que cometemos, mas por vezes é difícil saber quando temos que agir e quando temos que esperar. A ansiedade e a cegueira espiritual, nos dá interpretações distorcidas do cumprimento das promessas Divinas, e aí nós tentamos “ajudar”. Deus até concerta depois, mas as consequências são inevitáveis! Talvez, a solução seja mais simples , nesses casos, do que imaginamos: fazer o básico. Ir até onde realmente podemos, por a mão até onde alcançamos sem auxilio. Abrão e Sarai foram além do que poderiam, usou uma pessoa que não estava incluída na promessa. Após engravidar, Agar muda sua personalidade (ou se revela) e passa a desprezar sua senhora. Considerando a cultura da época, ser mulher já era muito complicado. Ser mulher estéril, era uma verdadeira desgraça. Aparentemente, ser uma escrava fértil tinha muito mais status, mesmo sendo uma escrava. Sarai se queixa para Abrão, que lava as mãos, não queria se meter nessa encrenca. Sarai então mostrou quem era que mandava no pedaço e Agar teve que fugir. O anjo a encontrou e a fez voltar com uma promessa que a deixou fortalecida. Mas essa briga estava longe ainda de acabar. Todos nós sabemos o desfecho de tudo isso, mas quanta coisa seria evitada, se tão somente soubéssemos esperar no Senhor!
PENSE NISSO
         PREPARATIVOS PARA O GRANDE EVENTO
 Imagem relacionada
   Deus é um Deus de ordem! Quem aqui já não ouviu essa frase? Gente, ela é muito verdadeira! Abrão havia pedido um filho a Deus, deus respondeu que sim, então ele tentou ajudar, como já vimos antes.  O senhor resolveu mostrar como se faz. Ismael já estava crescido quando Deus confirmou a Sua promessa. Primeiro mudou os nomes de Abrão e Sarai. Abrão (pai elevado, pai ilustre) passou a se chamar Abrão (pai de muitos, multidão). E Sarai (minha princesa) passou a se chamar Sara (princesa de todos ou de muitos). Depois instituiu a circuncisão. Parece que os homens daquele tempo e lugar, não eram , digamos, um exemplo de asseio. Não ligavam muito pra lavar aquela parte do corpo, causando muitas doenças nos homens e mulheres, e consequentemente, morte. Com a circuncisão, além de “marcar” os descendentes de Abraão, também proporcionou maior higiene e menor mortandade, fazendo com que a população crescesse mais rápido que a maioria dos outros povos. Depois Deus fez questão de formalizar a promessa , enviando três anjos para falar com Sara e Abraão. Dizendo, inclusive, em quanto tempo ia se cumprir ( Gen.18: 1-15).  Podemos notar a diferença entre o “jeitinho” humano e a eficácia Divina. Por mais embaralhado que aparenta estar, na sua mente, a promessa de Deus se cumprirá no tempo e momento certo.
PENSE NISSO
 

O DIÁLOGO, A INTERCESSÃO, O JUIZO, A AÇÃO

 

Imagem relacionada

   Antes de entrar no assunto, vamos recapitular. Abraão havia salvo a Sodoma e Gomorra dos assírios, anos atrás e resgatado seu sobrinho que ainda morava em Sodoma. E estava recebendo agora , a confirmação de que teria um filho legítimo no ano seguinte, por meio de três seres celestiais. Atualizou? Beleza. Após comerem e beberem e darem a notícia, os seres se levantaram para irem embora, Abraão, como bom anfitrião foi leva-los até a saída. Um deles, revelando ser o próprio Deus, disse a Abraão que aquela região seria destruída em função da quantidade de pecados que se praticava por lá. De forma que nem a influência de Abraão, seu sobrinho Ló ou mesmo do sacerdote Melquisedeque, os havia ajudado a repensar seus conceitos e modos de vida. Abraão, em sua piedade achou que havia, pelo menos cinquenta justos, em uma região com cinco reinos e tantas pessoas. Tentou interceder por eles, mas descobriu que não haviam, se quer, dez. Ao final da tarde dois anjos foram até a casa de Ló, que ficava  na entrada da cidade, foram recebidos com a mesma cordialidade de Abraão, e insistiu com aqueles homens que pernoitasse em sua casa. Então ,vendo que eram  formosos e não sabendo que eram anjos, muitos homens daquela cidade, tanto velhos quanto jovens, vindo de todos os lados (Gen. 19 1-22) , cercaram a casa de Ló ordenando que os botasse pra fora para que pudessem estupra-los! Daí podemos ter uma pequena noção do quanto estavam afundados na lama do pecado, todos daquelas cidades, era normal isso para eles! E devia ser tão corriqueiro, que nem mesmo Ló achou estranho, ao contrário, ofereceu suas duas filhas virgens para que fosse abusadas no lugar dos estrangeiros que estavam sob sua proteção (elas iam se vingar , mais tarde). Os anjos puxaram Ló para dentro, pois a essa altura já estavam avançando contra ele com a promessa de fazer ainda pior, e feriu aquela turba de cegueira, de modo que ficaram ainda procurando a porta por um tempo até desistirem. Os anjos aproveitaram pra se revelar e dizer que a cidade seria destruída, e disse que deveriam deixar a cidade naquela madrugada, e fugir para um monte próximo. Ló ainda reclamou que o monte era muito longe ( totalmente sem noção, não é mesmo?), que preferia ir para uma cidadezinha próxima. – Tudo bem , disse o anjo.

   Ló ainda tentou convencer os noivos de suas filhas a ir com eles, mas acharam que estava brincando. A ordem era não olhar para trás, mas a esposa de Ló o fez assim que chegou na cidadezinha de refúgio, virou uma estátua de sal. Abraão levantou de madrugada e viu, de longe a fumaça que saía daquela região  por qual lutara a anos atrás e intercedera um dia antes. Todos nós corremos o risco de estar anestesiados com as práticas e costumes do mundo secular, de forma que nem se quer, achamos estranho, ou quem sabe até aderimos à moda como algo sem importância. E aí não somos constrangidos pelos alertas nem pelas  orientações Divinas. E nos encontramos como Ló, que mesmo sendo um adorador do Deus altíssimo, estava quase insensível ao apelo de Deus. Os anjos tiveram que puxa-los pela mão. Vamos vigiar para que chegarmos a esse ponto.

PENSE NISSO

                                                 ISAQUE

 Imagem relacionada

   Em Êxodo 3:6, Deus se apresenta a Moisés como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. O nome de Isaque também se destaca na galeria de heróis da fé , em Hebreus 11. Sabemos dos grandes feitos de Abrão, como o primeiro patriarca, ancestral de árabes e judeus. Sabemos também da importância de Jacó, de como lutou com Deus e foi pai das doze tribos de Israel. Mas, e Isaque ??? O que fez de especial, para merecer tanto destaque? Pra começar, ele era o filho da promessa. O primogênito da nação judaica. Ele foi o herdeiro e sucessor do grande pai Abraão, que antes, já tinha várias pessoas sob seus cuidados. Prova disso é que, na guerra dos quatro reis contra cinco, ele escolheu trezentos homens dos da sua casa e saiu pra resgatar a seu sobrinho Ló. Isaque herdou não só as posses, mas uma liderança patriarcal, ao que parece, o fez muito bem. Antes, porém, foi submetido junto com seu pai a uma prova de obediência e fidelidade. Em Gênesis 22, Deus ordena a Abraão que sacrifique seu filho Isaque, como se fosse um cordeiro. Isaque poderia se recusar a deitar no altar pra ser imolado, pois já era um homem de mais de vinte anos de idade. Mas aceitou pacificamente a ideia de ser sacrificado. Suas palavras tornaram-se tão poderosas que benção ou maldição proferida por ele, não se podia voltar atrás. Como no caso dos gêmeos Esaú e Jacó. Ele se destacou por sua obediência, dedicação e fidelidade.

   Talvez você não seja tão líder como Abraão ou tão destemido quanto Jacó. Talvez não seja o mais popular, nem o mais fera nos esportes nem o mais bonito ou bonita. Mas sua fidelidade, dedicação e obediência, certamente serão reconhecidas e recompensadas por Deus.

PENSE NISSO

 

   O HOMEM QUE NÃO PEDIU PRA SER, MAS QUE PODERIA TER SIDO.

 Resultado de imagem para SANSÃO

   Acredito que você já deve ter ouvido a expressão : Eu não pedi pra nascer!

   Vamos viajar na história de um indivíduo que , se não disse isso, deixou implícito em suas atitudes. Seu nome era Sansão. Sua mãe era estéril, o que era quase uma maldição naquele tempo, e os filisteus dominavam sobre Israel há quarenta anos. Os jovens israelitas nem sabiam o que era uma vida livre daquele povo pagão. Tudo por que o povo de Deus resolvera seguir seus próprios caminhos e a outros deuses feito por homens. Mas um anjo aparece à esposa de Manoá, da pequena tribo de Dã. E diz a ela que dará a luz a um menino que seria consagrado para o serviço Divino e iria começar a libertar o povo do jugo filisteu. A mãe, enquanto grávida, e o menino não poderia beber nada forte ou comer coisa imunda. Os cabelos da criança jamais deveriam ser cortados, e nem pensar em tocar um cadáver, mesmo que fosse de um parente. Era o que chamavam de nazireu. Não sabemos nada sobre a infância e adolescência de Sansão, mas de duas coisas todos sabiam: que era um menino deferente dos outros, não só por ser nazireu, mas por sua força fora do comum.  E que apesar da sua condição, era escravo das paixões. Quando atingiu certa idade, ele quis se enamorar. Duvido que faltasse pretendentes pra ele entre seu povo, duvido também que não havia belíssimas e virtuosas mulheres ali, ao alcance da mão. Mas se agradou apenas de uma das filhas dos filisteus, seus inimigos, que o aturavam apenas por que tinham medo dele (juízes 14). No caminho pra casa dessa mulher encontrou um leão e o matou com as próprias mãos. Na volta tomou um favo de mel que estava na carcaça do animal. Em um banquete, já bem animadinho, desafiou os filisteus com um enigma. O resultado é que, sendo revelado a resposta por sua própria esposa, teve que pagar a aposta matando trinta homens, e depois de ter sua mulher morta, queimou toda a plantação de seus inimigos de uma vez só. Pronto: Estava declarada a guerra! Por diversas vezes ele se meteu em encrenca por causa de mulheres e escapou graças ao poder Divino manifestado através da sua força. Assim o foi por vinte anos, até que deixou que o maior símbolo do seu relacionamento com Deus fosse cortado, perdendo assim, sua extraordinária força. As sete tranças que ostentava sua vasta cabeleira foram cortadas, seu cabelo raspado, arrancaram-lhe os olhos e o fizeram mover um moinho, na prisão, como se fosse um animal. Provavelmente deve ter sido torturado e castigado por todos os prejuízos que dera aos seus inimigos durante todos aqueles anos. Morreu tragicamente ao derrubar as principais colunas de uma grande estrutura onde se reuniam cerca de três mil homens e mulheres em homenagem ao deus Dagon. Em seu suicídio/martírio matou mais pessoas do que tinha feito em vida. Mas foi o triste fim de um homem que não pediu pra ser um instrumento de Deus para libertar e consagrar seu povo, mas que não foi grato pelo privilégio dessa escolha Divina, e deu muito mais importância a seus caprichos do que a sua missão. Deus às vezes, nos dá tarefas as quais não pedimos ou achamos que não temos a capacidade de executá-las. Mas ele nos vê melhor do que nós mesmos e sabe do potencial de cada um. Devemos ser gratos pelo privilégio de sermos escolhidos por Deus.

PENSE NISSO

                           SABEDORIA X ESPERTEZA

 Imagem relacionada

   Qual a semelhança entre o sábio e o esperto? Ambos são inteligentes. A diferença é a forma como ambos usam a capacidade intelectual. No geral, alguns poucos optam pela sabedoria, mas a maioria esmagadora escolhe a esperteza por ser mais prática, rápida e popular. Afinal, como dizem, “o mundo é dos espertos”. Tanto o esperto quanto o sábio consegue alcançar seus objetivos, só que o esperto, pega um atalho.  O grande detalhe, é a consequência.

Há, na bíblia, uma família de quatro pessoas sendo que os quatros usaram de esperteza para alcançar seus objetivos, e como consequência, os quatro se deram mal por isso. Está em Gênesis, capts 25,26 e 27. Isaque orou a Deus por sua mulher, Rebeca, que era estéril. Ela engravidou de gêmeos Estes lutavam entre si, no seu ventre. Intrigada ela consultou a Deus e soube que seus filhos se tornariam pais de dois povos distintos, e que o mais velho serviria ao mais moço. Finalmente nasceram os meninos. O mais velho, coberto de pelos, ganhou logo o nome de Esaú, sendo esse o seu significado. O mais novo nasceu segurando o calcanhar do primeiro, e lhe puseram o nome de Jacó. Algo como , o trapaceiro. Cresceram e se tornaram rapazes. Esaú, grande caçador, era o preferido do pai, que admirava seu espírito aventureiro, sua coragem e apreciava a sua caça. Apesar da profecia Divina, achavam, pai e filho, que este por ser o primogênito, seria o líder e herdeiro do patriarcado. Jacó era um homem pacato, caseiro, companheiro de sua mãe, por isso ele era o preferido por ela, que guardara bem a profecia em seu coração e estava disposta a fazer o que fosse preciso para que se cumprisse o destino do seu filho mais novo.  Tinha Jacó feito um cozido vermelho( que por sinal deveria estar cheiroso e saboroso), quando chegou Esaú faminto do campo e pediu pra saciar a fome. Jacó ofereceu uma troca : A primogenitura pela comida. Esaú estava tão seguro da sua posição que concordou na hora, sem dar importância. Pôs até um apelido em si mesmo, em homenagem a iguaria (Gên. 25:30). Jacó queria tanto esse título, que pensou estar comprando pra si esse direito. Ambos achando que, no devido tempo, bastava fazer as devidas reivindicações e tudo se resolveria. Quando Isaque já estava velho e cego, pensou em um jeito de “garantir” a posição de herdeiro e líder da família ao filho mais velho. Pois se ele abençoasse oficializando o título, quem poderia dizer o contrário? Chamou o filho mais velho e fez os preparativos para a cerimônia. Só que a mãe estava ouvindo tudinho escondida, e traçou um plano mais “eficaz” com o filho mais novo. As consequências dessas tramoias todas foram terríveis. Rebeca nunca mais veria o seu filho preferido e nem se cumprir nele, a profecia. Isaque se viu frustrado na tentativa de favorecer o filho mais velho, e ainda teve seu espírito amargurado pelas três esposas de Esaú. ( Gên. 26:35 e 28:9) . Esaú Ficou revoltado com seus pais, e passou a odiar seu irmão. Jacó teve que fugir para uma terra distante, ficar longe de seus pais e teve que lidar com um empregador que, era tão ou mais esperto que ele, e usava sua servidão de forma totalmente abusiva. Sim. A esperteza corta caminhos pra alcançar objetivos, mas pode ter consequências desastrosas que fogem ao plano original de Deus. Já a sabedoria, pode ser usada a vontade e não tem contra indicação. Então o que vai ser? Sabedoria ou esperteza?

PENSE NISSO

 

     O TRAPACEIRO, A OVELHA E A VACA BRAVA
Imagem relacionada
 
   Ao longo dos seus 66 livros , a Bíblia contém praticamente todos os gêneros literários. Essa passagem daria um belo romance. Está em Gênesis, cap. 29. Após aquela mal sucedida forma de tentar “ajudar” a Deus, Jacó teve que fugir do seu irmão e da sua terra, orientado a buscar refúgio na casa de um tio chamado Labão. E é aí que o encanto acontece. Ao se aproximar de um poço á procura do seu parente, Jacó vê Raquel. Ela era pastora de seu pai, provavelmente não estava bem vestida, nem maquiada, nem muito limpa, mas pra ele, Jacó, ela estava simplesmente encantadora. E ao que parece, foi correspondido. Após apresentações, abraços, lembranças e notícias da família, Labão propõe que Jacó trabalhe pra ele,  enamorado, não tendo como pagar um dote pela donzela segundo o costume ,  Jacó apenas diz: sete anos te servirei pela mão da sua filha Raquel. Interessante como muitos nomes bíblicos, diz respeito ao caráter ou aparência do personagem, me fazendo acreditar que fora dado (ou mudado ) de acordo com determinado acontecimento. Estava tudo perfeito, Jacó, o trapaceiro, encontrara o amor da sua vida; Raquel, a ovelha. Mas havia dois empecilhos no caminho do nosso herói: a ambição e avareza de labão e a filha mais velha Lia, a vaca brava, que além  de não  ser bonita como a irmã, ainda tinha um nome com esse significado. Não devia ser lá uma pessoa fácil de lhe dar. Apesar de tudo isso, cumpriu-se o propósito divino. Jacó e suas esposas,  ainda meteram os pés pelas mãos em uma desastrosa competição pessoal, mas tornaram-se enfim, a matriz de uma grande nação. E Jacó, um dos patriarcas de maior destaque da história judaica. Precisamos aprender a fazer a nossa parte, mas sem tentar dar um jeitinho para as coisas acontecerem mais rápido, pois o tempo de Deus é diferente do nosso. E aprender também, que a vontade de Deus sempre se cumpre. Jacó no afã de ajudar, acabou sabotando, mas Deus concertou tudo, e apesar das consequências inevitáveis, pôs  de volta nos trilhos. Deus escreve certo por linhas tortas? Talvez. Mas é fato que o Rei do jeitinho não somos nós, é Ele, quem concerta todos os estragos, é Ele, e pra isso, definitivamente não precisa da sua ajuda. Apenas da sua fé.
PENSE NISSO.

                                   A ANGÚSTIA DE JACÓ

Imagem relacionada

 

   Creio que , se ainda não ouviu falar, provavelmente vai ouvir sobre a “angustia de Jacó”, que está em Jeremias 30:7. Essa passagem remete a tempos difíceis e vindouros. Mas como foi a angústia original de Jacó? E exatamente porque ele ficou angustiado? Pois bem, vamos lá.

  Sabemos que Labão era um sujeito ambicioso e ardiloso, Jacó descobriu logo após o casamento, esses adjetivos do sogro. Este havia lhe prometido Raquel, mas ardilosamente fez com que tivesse que engolir também a Lia, e de quebra ganhou mais sete anos de subserviência de jacó. Cerca de vinte anos e onze filhos depois, Jacó manifestou o desejo de voltar a sua terra com suas duas esposas, duas concubinas e seus filhos e filha. Combinaram que todo gado malhado ou salpicado seria a indenização trabalhista de Jacó. Ardilosa e secretamente, Labão separou todos com essas características e passou à seus filhos. Fazendo com que Jacó tivesse que esperar nascer algum assim, sendo que as chances eram mínimas. Mas Jacó, o trapaceiro também tinha as suas artimanhas, recorreu a uma espécie de “simpatia” para que as cabras e ovelhas ao se reproduzirem, tivessem filhotes malhados ou salpicados. Mais uma vez dando aquele jeitinho, quando na verdade, Deus é que fazia com que tudo acontecesse, e não uma simples vara descascada enterrada no chão (Gen. 30:37-43). Fato é que Jacó enriqueceu. Tanto que seus cunhados já o acusavam de ter roubado a fortuna do pai, de forma que o clima já estava ficando insustentável. Por orientação Divina ajuntou seus bens, esposas e servos e deixou secretamente o lugar, sendo mais tarde perseguido por Labão e seus filhos, que estavam esperando apenas um motivo pra arrasar com Jacó e lhe tomar tudo. A contenda só foi resolvida por que Deus falou com Labão em sonho. Mal acabou de apaziguar a ira do sogro e dos cunhados, soube Jacó, que seu irmão vinha ao seu encontro com quatrocentos homens. E aí começa a angústia do trapaceiro. Não sabia se seria perdoado ou morto por seu irmão. E se fosse morto, o que seria da sua família? Seriam mortos também? Retornariam para Labão? Será que Deus interviria dessa vez? Seriam essas , as consequências de todos os seus atos, de todas as artimanhas que fizera ou participara? Enfim, quantos pensamentos e possíveis desfechos pra situação estariam passando pela mente de jacó! Talvez quantos arrependimentos! Talvez uma retrospectiva de sua vida era reproduzida como um filme! De repente, sentiu a presença de uma pessoa, começou a lutar e, após algumas horas percebeu que não era humano, ou pelo menos tinha uma força sobre humana , deduziu que era um ser celestial e se agarrou desesperadamente a ele. Dessa vez não tentou nenhum ardil, nenhum jeitinho, nenhum argumento. Apenas se agarrou com todas as forças que tinha, até quase amanhecer o dia. Ao ponto de ter sua perna deslocada, ser reconhecido como um vitorioso e ter seu nome mudado. Saiu manco daquele lugar, mas ninguém o destacava por essa deficiência, mas por seu novo nome: Israel, o príncipe. Não era mais um trapaceiro, mas um príncipe que lutou com Deus e venceu. Quando sobrevier a angústia, não existe outro remédio, não existe jeitinho, nem argumentos, nem saída segura a não ser se agarrar com todas as forças ao Ser que pode resolver nossos problemas. Só com Ele que podemos lutar e, por Sua misericórdia, sairmos vencedores.

PENSE NISSO

                      CONSEQUÊNCIAS ETERNAS
Resultado de imagem para IRMÃOS DE JOSÈ
   Jacó se estabeleceu com sua família em Siquém, depois foi para Betel, onde edificou um altar de lá foi para Belèm, onde Raquel teve um filho e morreu de parto. Jacó agora contava com doze filhos e uma filha, sendo que oito eram considerados legítimos, sendo dois de Raquel e seis de Léia, os outros quatro eram dois de Zilpa e dois de Bila. Dos oito, dois eram os preferidos de Jacó por serem oriundos de Raquel, fato que Jacó não fazia questão de esconder. No caso, os dois mais novos e órfãos de mãe. Por aí dá pra se imaginar o ambiente complicado que se formou naquela família. Na cidade de Siquém, Diná, a única irmã foi violada pelo príncipe da cidade. Se arrependeu e pediu a mão da moça em casamento. Após a exigência que todo homem da cidade fosse circuncidado, para que tal casamento acontecesse, Simeão e Levi se aproveitaram a dor que os siquemitas sentiam por cauda da circuncisão e mataram a todos da cidade, deixando apenas mulheres e crianças com vida, levando-os cativos. Mais tarde, após se mudarem de Belém, depois da morte de Raquel, Rúbem, o mais valho deitou-se com Bila, concubina de seu pai Jacó e mãe dos seus meio-irmãos, Dã e Naftali. Foi nesse barril de pólvora que José cresceu. E por ser o mais novo e publicamente preferido do seu pai, despertava o ódio dos irmãos mais velhos. E ainda  tinha a espinhosa missão de fiscalizar os atos deles, nos sugerindo que não eram lá boa coisa, apesar de trabalhadores. Contudo, José era, desde pequeno, um fiel mordomo de Deus. O que podemos aprender de tudo isso é que determinadas decisões  que tomamos hoje, mesmo que haja arrependimento, poderemos sofrer as consequências por toda a vida e se estender a gerações vindouras. E que mesmo que vivamos em um ambiente pesado, hostil, inadequado, não precisamos  necessariamente sermos contaminados por ele.
PENSE NISSO

                                          O COMPLÔ

Imagem relacionada

   Sabe aquela situação que já não era boa e ficou ainda pior? Assim foi o relacionamento de José, com seus irmãos. Quando José tinha seus dezessete anos abraçou mesmo a causa de ser fiscal de seus irmãos. Contava ao pai, sobre os atos errados deles.  Para piorar um pouco mais, seu pai Jacó, mandou fazer pra ele uma túnica colorida, que só os mais abastados usavam. Só pra ele. O que duplicou ainda mais o ódio e a inveja cultivada pelos irmãos. E o que já era ruim, ficou ainda pior, José teve dois sonhos em que, no primeiro, representativamente, todos os seus irmãos se curvavam perante ele e no segundo, seu pai, sua mãe e seus irmãos se curvavam perante ele. Alguns dias se passaram e seu pai o mandou  saber notícias de seus irmãos, que apascentavam as ovelhas em Siquém. Lembrando do que já havia ocorrido por lá, o patriarca ficou preocupado. Lá se foi José, com sua linda túnica colorida, em busca dos irmãos. Ao avistá-lo de longe, já tramavam mata-lo. Mas Rubem, o mais velho e líder, em um lampejo de consciência, não deixou que fizessem isso. Mandou que jogassem em um buraco, para que pudesse ganhar tempo e bolar um jeito de levar o moleque de volta ao seu pai. Talvez até tivesse um plano, mas só que pra isso, teria que se ausentar por algum tempo. Nesse ínterim, passou uma caravana de mercadores e os” brothes” não pensaram duas vezes: o venderam como escravo. Quando Rubem voltou, estava consumado. Só lhe restou bolar um outro plano, dessa vez pra enganar e consolar o velho Israel. Rasgaram e mancharam a túnica colorida com sangue de um animal morto, simulando um ataque de fera selvagem.

   José agora, era escravo em uma terra distante, aos dezessete anos. Estava condenado a nunca mais ver sua terra e família. Tudo acabado? Game over? Não quando Deus tem um plano maior e um cúmplice. No caso, o próprio José. O jovem está afundado no mundo das drogas? Do crime, organizado ou não? Da promiscuidade e mundanismo? Do ceticismo ou ateísmo? Não quando Deus tem um plano e a pessoa aceita ser o cúmplice. A palavra “cúmplice”, está sempre associada a um crime, mas cumplicidade, como sabemos, é bem mais abrangente que isso. Então? Você aceita ser um cúmplice de Deus?

PENSE NISSO

   

 
     DIZE-ME COM QUEM ANDAS...
 
                  
                   Resultado de imagem para a rebelião de coré datã e abirãoCreio que a maioria já ouviu essa famosa frase dita pelo  Salvador : Dize-me com quem andas, que te direi quem és.  No caso dessa história seria dize-me com quem andas , que verás o  que sobra pra você.  Está em números 16. Um sujeito chamado Corá, se achou injustiçado por não ser chamado pra ser sacerdote de Israel, cargo ocupado pelo irmão de Moisés, Arão. O tal sujeito alagava ser mais importante e  mais rico, por isso ter mais prestigio e direito de ser o grão sacrificador do povo de Deus. Denunciava uma suposta panelinha dos irmãos para ocupar cargos importantes na congregação. Ele testemunhara todos os milagres, todos os sinais sobrenaturais que Deus fizera através  de Seus servos  Moisés e Arão. Também não havia nada na conduta dos dois que desabonasse o mérito  do cargo. Ao contrário! Não haveriam pessoas melhores pra suportar aquele povo de dura cerviz. Também estava mais do que claro que ambos foram, de fato, escolhidos por Deus. Mas o homem tinha o dom da persuasão e convenceu duzentos e cinquenta homens a segui-los. E ainda Datâ ,Abirão e Om. Homens de grande influência e mais badalados em suas famílias e tribos. Moisés ainda tentou dialogar , chamando –os pra bater um papo, mas se recusaram a ir, dizendo que ninguém manda neles. Já dá pra imaginar que o resultado disso não foi bom, não é? Os três metidões aí, foram engolidos pela terra, com suas famílias e bens , dos quais tanto se vangloriavam, enquanto Corá e os outros duzentos e cinquenta foram consumidos por um fogo sobrenatural que os reduziram a cinzas. Devemos tomar muito cuidado com pessoas que exercem influência em nossas vidas. As vezes , tem bons argumentos, mas estão inspirados pelo mal, e longe de Deus. E, numa dessas, pode sobrar pra você.
PENSE NISSO.
 

                                                 

 
 

                                                    QUE DÓ,QUE DÓ!

 

   A auto piedade é algo, as vezes, confortante e até cômodo. Mas é um atraso de vida que não vale muito a pena. Ela nos faz sentir pequenos, pobres, miseráveis. É como se mergulhássemos num abismo de impotência e incapacidade. Havia um jovem em Israel que se encontrava em uma situação parecida. Seu nome era Gideão. Por sete anos consecutivos , os midianitas arrasavam as plantações ,no tempo de colheita. Gideão era de uma família pouco influente, pobre e seus irmãos tinham morrido nas guerras, só restava ele, o mais novo. Estava malhando o trigo onde se punha a uva pra secar para os inimigos não desconfiar e pensava, enquanto isso, na desgraça e decadência de seu povo. Mas aí Deu disse: Para de se lamentar, você vai salvar e restaurar seu povo. Não importa que sua tribo seja pequena, sua família pobre e você seja o mais novo dos irmãos, Você tem potencial e Eu te dou o necessário pra que possa cumprir a missão. Te dou quantas provas de Minha presença na sua vida, pedires, e Estarei contigo o tempo todo. E assim foi feito. Gideão pediu um monte de provas, mas depois foi.  Com apenas 300 homens e algumas boas idéias venceu o imenso exercito inimigo que contava com mais de 135.000. E pra você que está nesse momento sentindo pena de si mesmo, se considerando o mais miserável dos homens ou a mais desventurada das mulheres. Saiba que Deus está apenas esperando você erguer a cabeça e vê-Lo, além da sua pequenez e suposta incapacidade. Já te deu todas as provas  e está disposto a te dar mais. Você só precisa saí daí.
   PENSE NISSO.
 

               ENTENDENDO RUTE

  Imagem relacionada

   O livro de Rute contem uma história de amor, fidelidade, lealdade, caridade e empenho. Mas tudo isso de forma implícita. A gente tem que perceber , as vezes, nas entrelinhas da narrativa. Tudo começa quando a escassez de alimentos na cidade onde Elimeleque morava. Então ele resolve se mudar com sua esposa e seus dois filhos para a terra de Moabe visando melhorias. Morreu antes de casar os filhos, deixando Noemi, sua esposa, viúva. Seus filhos Malom e Quilion cresceram e se casaram com mulheres moabitas, respectivamente, Orfa e Rute. Mais uma vez, a fatalidade aconteceu naquela família. Malom e Quilion também faleceram. Agora eram três viúvas. E naquele tempo não havia a menor condição de uma mulher viver sozinha, pois não tinha direito a nada. Se não tivesse um parente ou alguém para cuidar dela, só haveria duas saídas: a mendicância ou a prostituição. Não restava outra alternativa para Noemi se não voltar a sua terra, pois lá pelo menos entre a sua parentela deveria ter alguém que a resgataria, pois havia uma lei que tratava do assunto. Suas duas noras insistiram para ir com ela, porém ela argumentou que eram jovens ainda, e que poderiam arranjar outro marido. Após uma despedida emocionada, Orfa se foi, mas Rute, insistiu em acompanhar a sogra. Em Belém, a crise de alimentos já havia passado e era época de colheita.  Havia um parente de Elimeleque chamado Boaz, que possuía muitos bens. Com o consentimento da sogra, Rute sai para colher as espigas que os colhedores deixavam cair pelo caminho. Provavelmente as mais magras e mirradas. Até que sem se dar conta ela vai parar no campo de Boaz, que a observa e pergunta aos seus cervos quem ela era. Ele fica sabendo da sua história e da sua lealdade para com a sua sogra, se admira da sua virtude e decide ser bondoso para com ela, permitindo que colha espigas juntos com seus empregados e que se alimente da mesma comida deles. Passou então a trabalhar com as cervas de Boaz até a colheita do trigo e da cevada  também, e continuou a morar com a sua sogra. Noemi resolve buscar um marido para Rute. Ela a aconselha a banhar-se, usar o melhor vestido e perfume, e se deitar aos pés de Boaz, na eira, após ele já estar dormindo depois de um dia cansativo de trabalho. No meio da noite ele nota que tem alguém deitado aos pés dele e pergunta quem é. Rute se identifica e ele promete resgata-la e se casar com ela, caso um parente mais próximo e que tinha direito de fazê-lo mais do que ele, não quisesse. Então ele deu inicio a seu plano. Chamou o parente mais próximo que ele, alegou que se quisesse comprar a herança de Elimeleque,  também deveria cuidar da viúva e se casar com Rute. O sujeito não aguentou a pressão, pois já era casado e coisa e tal, então mais do que depressa, Boaz comprou a herança de Elimeleque, se casou com Rute, e tiveram um filho que recebeu o nome de Obede (auxilhio) , esse foi o pai de Jessé e avô de Davi.

     QUANTA  PERDA DE TEMPO

 

 

 

O que você faria se fosse a pessoa mais bela do seu país? Mais que bela. Esteticamente perfeita da planta dos pés ao alto da cabeça, incluindo um cabelo que parece de comercial de shampoo? E se ,além disso,  vc fosse uma das mentes mais brilhantes da sua geração? E  se ainda você fosse cheio da grana e filho(a) do homen mais poderoso do seu país e um dos mais do mundo?

   Está bom pra você? Para um indivíduo, não estava. Esse cidadão chamava-se Absalão. Ele queria mais. E dedicou onze peciosos anos de sua vida nesse propósito. Nossa história começa em 1 Samuel 13. Absalão tinha uma linda irmã chamada Tamar, a qual foi sexualmente violada por seu meio-irmão Amnon. Ele ficou dois anos planejando uma vingança contra seu  meio-irmão mais velho, e de forma astuta, conseguiu matá-lo. Para fugir da ira de Davi, seu pai, exilou-se por três anos em Gisur,esperando a poeira baixar para voltar a Jerusalém, após um plano ardiloso pra convencer o rei a aceitá-lo de volta, junto com Joabe, o general. Conseguiu voltar, mas por dois anos foi proibido de morar no Palácio e de ver a face do Rei. Mas ele tinha um plano. Passado esses dois anos, mandou chamar Joabe. Como esse não lhe atendeu, mandou seus cervos incendiar um campo, já perto da colheita desse mesmo general, a fim de lhe chamar a tenção e conseguiu. E lá se foi Joabe novamente interceder por Absalão junto ao Rei, que foi convencido em função da amizade e prestigio que tinha com ele, esse fiel companheiro de batalhas. Foi aí que, finalmente Absalão revelou seu verdadeiro intuito:  Por quatro longos anos, ficou a porta do Palácio, cercando os que não saiam satisfeitos após uma audiencia com o Rei Davi. Roubava-lhes o coração com sua pseudo-simpatia, e lhes fazia promeças de dias melhores, caso fosse ele o governante, ganhando assim o apoio de quantos pudesse. Sonhava e ansiava pelo  trono, até que se sentiu forte o bastante para dar um golpe de estado, e depor o Rei. Mas não tinha sabedoria para governar nem experiência suficiente na guerra. Foi vencido e morto em batalha. Um homen que tinha, de fato tudo para, por seus méritos se tornar Rei de Israel, sucessor do trono. Era belo, alto, forte, inteligente e legítimo herdeiro. Poderia dedicar  seu precioso tempo em buscar sabedoria   Dvina,sua simpatia e intleligência para se aproximar do povo de forma cincera e se familializar com as necessidades da nação. Não sendo ele homen de guerra como seu pai, teria muito mais sensibilidade pra isso. E tantas outras  coisas podia fazer com os dons que Deus lhe deu. E quantas vezes nós perdemos  tempo com ambições não aprovadas por Deus. Quantas vezes disperdiçamos nosso talento e intelgência com o que não valea pena. E quanto de nós deixamos de seguir os conselhos do nosso Criador para ouvir pessoas nércias e que não tem o temor do Senhor, cavando nossa própria sepultura? O Jovem Absalão acabou morrendo por suas escolhas e atos. Mas você, não precisa.

Sombra do Onipotente: A SUCESSÃO DO REI DAVI

 

O CHURRASCO QUE NÃO DEU CERTO

 

Nossa história começa em I Reis, capítulo 1
   O rei Davi estava velhinho. Na verdade contava apenas  com cerca de setenta anos. Mas os anos de batalhas e de grandes dificuldades o tinha debilitado, de forma que nada se quer conseguia aquecê-lo. Então providenciaram uma belíssima donzela só para servi-lo e aquecê-lo na hora de dormir.
   Adonias, quarto filho de Davi, resolveu que era hora de assumir o trono, que na sua concepção, era dele por direito. Era quase tão belo e alto quanto seu falecido irmão Absalão, determinado, articulado, porém não tinha o total apoio dos homens que serviam a seu pai, salvo o general Joabe e Abiatar, o sacerdote e nem de Deus. Mesmo assim, seguiu em frente com seu plano. Providenciou carros  e cavaleiros e mais cinqüenta homens que lutassem por ele.  Mando matar bois e ovelhas, fazer um grande churrasco e convidou geral, menos o profeta Natan, o general Benaia, os outros valentes de Davi, que era a galera da velha guarda e a Salomão, o irmão caçula. O rei Davi ficou sabendo de tudo,  mas se fingiu de morto. Estava velho de mais pra se aborrecer com isso. Percebendo toda a treta, o profeta Natan  foi até Bate-Seba e aconselhou a cobrar a promessa feita a ela, que seu filho Salomão, que significa “pacífico”,  seria  o próximo rei de Israel. Combinou com ela que logo após ela falar com o rei, ele entraria no palácio como se não soubesse de nada e faria a mesma cobrança.  Feito isso, deu um lampejo no velho Davi. Revivendo os tempos de vigor, ele ordenou que fizesse uma festa, chamassem seus homens de confiança, montasse o filho caçula na mula real e o ungisse rei de Israel com toda pompa.
   O churrasco foi um sucesso! Todos bebendo, comendo, se alegrando, comemorando. Só que mal acabaram de comer e ouviram um enorme alvoroço vindo da cidade, com sons de instrumentos e grande júbilo. Jônatas, filho de Abiatar, chegou falando que a jogada deu errado! Naquele exato momento, Salomão estava sendo ungido rei de Israel, com o apoio de Davi e tudo o que tinha direito. Os convidados todos foram saindo às pressas, deixando  o quarteto sozinho. Um soldado, um general, um sacerdote e um príncipe! Um grupo poderoso, mas que não puderam fazer nada diante de uma promessa!
   Quando Deus promete, nada pode suplantá-lo. Nem os militares, nem os líderes religiosos, nem os comandantes e nem mesmo o príncipe dessa terra! Nada!
PENSE NISSO!
 
 
 

NEM TUDO É O QUE PARECE, EMBORA MUITO PAREÇA

 

Somos constantemente ludibriados pelas ilusões de ótica, pelos sons difusos, pelos odores confusos, paladares parecidos e por nossas próprias impressões. Um bom exemplo disso está em I Samuel: 28. O rei Saul, aquele mesmo, o bonitão alto que tinha sido ungido como primeiro rei de Israel, já tinha feito tanta bobagem, que Deus o abandonou. Havia a expectativa de um eminente ataque filisteu. Queria saber se ia escapar dessa, mas Deus não o respondia de jeito nenhum. No seu desespero, teve a idéia de apelar pra magia, só que ele mesmo havia baixado um decreto proibindo a prática em todo o território do seu reino. Daí alguma alma bendita e super bem intencionada, disse para o rei que lá perto do acampamento dos filisteus, em En-Dor, havia uma mulher que tinha fama de conversar com os mortos. Então ele se disfarçou , escolheu dois homens de confiança e foi lá atrás da tal mulher. E de fato a achou. Depois de jurar que  não ia contar pra ninguém o que ela fazia e que nem iria prejudicá-la por isso, pediu pra falar com Samuel, que já havia falecido. Interessante é que embora tenha o seu nome no título, acredita-se que Samuel só escreveu a primeira parte do primeiro livro, pois sua morte é relatada antes de terminar o mesmo. Mas voltando ao assunto, a tal feiticeira, após fazer lá seus rituais de invocação, afirmou que via um espírito de um Ancião envolto em uma capa. Saul então teve a certeza de que se tratava de Samuel. A bíblia não entra em detalhes, mas pelo que conhecemos das seções espíritas atuais, o espírito ou entidade fala através do médium que o invoca. Saul falou com alguém que se quer podia ver.Diferente da transfiguração de Jesus, onde aparece Moisés e Elias, em carne e osso (Lucas 9:28-36). O suposto espírito de Samuel falou tudo o que o rei já sabia, com o acréscimo de que ele perderia a guerra e seus filhos. A feiticeira, vendo o estado do Monarca  após a seção, notou que estava fraco e debilitado, insistiu para que ele comesse alguma coisa, apesar de saber que ele morreria no dia seguinte e que por causa dele mesmo tinha que fazer suas práticas mediúnicas às escondidas. Matou o único bezerro que possuía, fez um rango caprichado e serviu para o rei e os dois servos que o acompanhavam.

   E não deu outra; os filisteus guerrearam contra Israel, os massacraram, os filhos do rei, Abinadabe, Malquisua e o heróico e abnegado Jônatas morreram. O rei já estava tão ferido que nem conseguia se matar, pediu que seu escudeiro o fizesse. Como esse se negou, ele se atirou contra a própria espada. Como não faria sentido Deus falar com o rei através de uma prática que ele mesmo abomina e tão pouco permitiria que Samuel viesse dos mortos pra falar com Saul sem seu consentimento, podemos concluir que definitivamente, não era Samuel falando, embora tenha acertado e o que aconteceu foram conseqüências de práticas erradas ao longo do tempo. Nem tudo é o que realmente parece. Precisamos ter sabedoria para discernir

PENSE NISSO

.

 

 
 
        O RICO QUE FICOU POBRE QUE FICOU RICO
Você é pobre ou rico? Eu sei, é uma pergunta muito relativa e até abrangente. Imaginem a confusão quando se fica rico e pobre tanto de forma literal quanto figurada. Isso aconteceu com quatro príncipes de Israel, a saber: Daniel, Hananias, Misael e Azarias.  Eram ricos em todos os sentidos, possuíam posição elevada por fazer parte da família real de Judá, também eram ricos de saúde, de sabedoria e de aparência. Viviam muito bem, obrigado, até que o rei cometeu duas loucuras: fez o que era mau perante o Senhor e se rebelou contra o rei de Babilônia, do qual estava sob domínio. Aqueles quatro jovens , mas um monte e gente foram arrastados para Babilônia para servir a Nabucodonosor em seu próprio pedaço. Graças as riquezas literais e figuradas desses quatro jovens, foram enviados a corte real, para serem treinados para tratar de assuntos de estado. A essa altura, já não eram mais príncipes, mas escravos de luxo. Tiveram o privilégio de serem bem tratados na corte, nada que não fosse algo familiar, e podiam desfrutar da melhor comida do reino caldeu. Sortudos? Privilegiados? Nem tanto. Teriam que comer alimentos exóticos que não faziam parte da sua dieta e que ainda fazia mal para a saúde e bebidas das quais também não estavam acostumados. E ao que tudo indica também seriam privados de ter uma família, pois seriam eunucos, servos do rei que eram castrados. Não se tem certeza que conseguiram se livrar dessa, mas não se houve falar em família de nenhum dos quatro. Mas conseguiram ao menos, não se contaminar com aqueles alimentos imundos, fazendo uma aposta ousada com o copeiro. Seguiriam um regime vegetariano por dez dias e depois seriam comparados aos demais tanto em aparência física quanto robustez. E não é que ao final desses dez dias, estavam muito mais belos e robustos que todos os outros? Puderam a partir daí manter o seu saudável regime alimentar. Apesar de estarem na maior lona, forma fiéis aos seus princípios e naquilo em que acreditavam. As vezes somos tentados, por influência, moda ou circunstância, a deixar nossos valores de,lado, mesmo sabendo que é errado. Mas ao nos mantermos firmes, seremos respeitados e recompensados no futuro. Pode ser em dez dias ou a longo prazo, ma s com certeza valerá a pena.
PENSE NISSO
 
 

 

 

 

 

   O PODER DE UMA MISS UNIVERSO

Consagrada para amar — Ester revestiu-se com vestes de rainha e foi...

 
 

   A Miss universo é uma mulher poderosa. Pra começar, ela é oficialmente a mulher mais bonita do mundo. Claro que sempre haverá controvérsias de acordo com a opinião de cada um, mas é a única do mundo que detém o título. E aí chove contratos, capa de revista, presença VIP em festas e eventos, e se for carismática pode rolar uma novela, filme, minissérie, marcas de grife, etc. por um algum tempo, será o centro das atenções. Mas nem se compara a ser uma Mis Universo do século 5 A.C. O concurso também era realizado a nível praticamente global, mas quem vencesse seria a rainha praticamente do mundo! Teria poder de vida ou morte sobre parte da África, Europa e Ásia. O mundo conhecido da época. Após a rebeldia da rainha Vasti, esse poder contemplou uma jovem judia de nome Ester, cujo o nome já significava estrela. Mas grandes poderes trazem grandes responsabilidades(uma velha máxima das HQs), e coube a jovem e recém empossada rainha, a missão de salvar o seu próprio povo. O segundo no reino da Pérsia, era um homem chamado Hamâ, o primeiro ministro. Cuja a linhagem familiar era tradicionalmente inimiga de Israel(Ester 3:10) . Pra piorar, Um judeu chamado Mardoquel se recusava a prostra-se perante a presença de Hamã.  Ele então usou sua influencia para induzir o rei a ordenar a morte dos Judeus. Depois de uma conversa com Mardoquel, seu primo e pai adotivo, Ester ficou sabendo do decreto do rei. Com muita coragem e ousadia, ela bolou um plano para desmascarar o canalha. Convidou o rei e o próprio Hamã  para um  banquete, nesse mesmo dia , revelou sua origem, que seu povo estava sendo perseguido e morto e quem era o responsável por tudo. O rei ficou indignado e mandou enforca-lo na forca que Hamã havia preparado para Mardoquel. O fato de sermos cristãos e conhecer as verdades contidas na Bíblia, nos trás certas responsabilidades também. Ester salvou todo um povo, mas nós podemos salvar alguns ao nosso redor. Como? Palavras e atitudes meus caros jovens!

   Você tem o poder, basta assumir a responsabilidade correspondente.

PENSE NISSO.

  VOCÊ PODE SER ALGUÉM, MAS ATRÁS DE VOCÊ TEM MAIS DE CEM

Imagem relacionada

 

   Estamos agora no inicio do século 5, antes de Cristo. O Rei Assuero (também conhecido por Xerxes), que dominava desde a Índia até a Etiópia resolveu dar um  banquete, uma festa. Mas não uma festa qualquer, uma festa que duraria pelo menos sete dias regada ao melhor vinho e melhor comida. Nessa festa , o rei se gabava de todo ouro e de toda riqueza que havia em suas posses. As expôs todas diante de seus súditos. Ao sétimo dia do banquete, ele se lembrou que havia algo que ainda não tinha se gabado, algo tão precioso quanto seus tesouros. Mandou que os eunucos fossem buscar a rainha Vasti, toda produzida e com a coroa real, para mostrar a todos a beleza de sua rainha. No livro de Ester1:11, diz que era “em extremo formosa”. Pois de fato, era pra ser. Para se escolher uma rainha na Pérsia, era feito um concurso de beleza. As que fossem pré-selecionadas eram levadas a um lugar especial, onde ficavam um ano se embelezando e sendo preparadas para estarem na presença do rei. Somente após tudo isso, uma delas seria escolhida rainha da Pérsia. E deveria estar perante o rei somente quando solicitada. O rei estenderia o seu cetro, e a rainha deveria tocar a ponta do mesmo, e só então poderia tomar o seu lugar ao trono. Se você pensa que ser Miss Universo é difícil, imagina ser Miss Pérsia? Pois a rainha Vasti detinha esse título. Por três prósperos anos reinara absoluta naquele vasto Império. Era linda, elegante, mas não sei se era muito inteligente, ou talvez arrogante ou ainda achava que tinha o controle da situação. Fato é que quando os eunucos foram busca-la, simplesmente se recusou a ir. Como resultado, foi deposta de sua posição privilegiada por decreto, nunca mais se quer viu a face do rei. Foi feito novo concurso de beleza e foi substituída. As vezes podemos cair na ilusão de pensar que somos insubstituível, que somos absolutos, em função da beleza exterior,  da eficiência, da popularidade, de ser amado por alguém, enfim, os motivos variam. Ao longo da história muitos homens e mulheres se deram mal por pensar dessa forma. Então lembre-se: Existem mais pessoas do que você imagina que podem ser tão ou mais do que você é.

PENSE NISSO.

 
 
 

            AS CONTROVÉRSIAS DO LIVRO DE JÓ

 
 

             

Imagem relacionada

 

   O livro de Jó, merece vários questionamentos. Por exemplo:
- Quem eram os filhos de Deus que se apresentavam perante Ele e por que Satanás estava entre eles?
- Por que Deus provocou Satanás, falando da fidelidade de Jó? Seria isso tudo um diálogo literal ou uma parábola do autor para explicar as desgraças que sobrevieram a Jó?
- Por que seus filhos e servos tiveram que morrer no processo, assim como os animais?
- Por que a esposa de Jó teve que sofrer a perda de dez filhos e a pobreza, se ela não estava sendo testada?
   Existem informações na Bíblia que se perderam ou não nos foi reveladas. Jó também fez muitas perguntas, não entendia a razão de tudo aquilo. Deus não respondeu aos questionamentos de Jó, mas mostrou que pessoas boas também sofrem calamidades e que apesar disso, Ele está no controle de tudo e no devido tempo, restaura a sorte de seus filhos.
   Está passando por uma encrenca que além de parecer não ter fim, está difícil de entender? Peça a Deus a paciência de Jó, saiba que Ele está no controle, que um dia vai passar e te fará amadurecer e que sua sorte será mudada.
PESNSE NISSO
AMIGO PROMOTOR, AMIGO JURI,  AMIGO JUIZ OU AMIGO ADVOGADO?
Imagem relacionada
 
   O conceito de amigo, hoje em dia, é muito amplo. Chamamos de amigo, o amigo, o amigo virtual, o garçom, o estranho a quem pedimos uma informação, etc. E tem sido um assunto corriqueiro, os amigos e as amizades. Como selecioná-los, como saber se são amigos de verdade. Mas e nós? E você ? Que tipo de amigo você tem sido? Voltando ao momento em que Jó se encontrava, ele recebeu a visita de três amigos. Quando o viram, choraram por ele, rasgaram seus mantos e jogaram poeira sobre a cabeça em sinal de profunda lamentação, e sentaram ali com ele durante sete dias e noites. Uma atitude louvável! Mas, às vezes temos a péssima mania de, ao vermos um amigo ou conhecido em situação adversa, julgarmos a causa. Podemos ser o promotor, aquele que acusa, podemos ser júri, aquele que dá o veredicto (diz se é culpado ou inocente), podemos  ser o juiz, aquele que dá a sentença ou punição, ou até mesmo o advogado, aquele que a despeito do que se tenha feito o acusado, defende energicamente a sua inocência. Todas essas atitudes estão erradas. Os amigos precisam do nosso apoio, companhia, conselho, tempo, não do nosso julgamento. Os amigos de Jó foram perfeitos durante uma semana. Depois, simplesmente estragaram tudo e não ajudaram em mais nada. Se por acaso você tiver que ajudar um amigo em dificuldade, lembre-se dos amigos de Jó. E siga o exemplo da primeira semana.
PENSE NISSO
 
    DOENÇA PODE SER UM CASTIGO DE DEUS?
Imagem relacionada
 
     Tenho uma amiga muito ativa na sua Igreja que, ficou doente há algum tempo e se encontra em um longo tratamento. Houve quem dissesse que a doença seria fruto de sua arrogância. O que seria absurdo, pois mesmo que fosse verdade não haveria arrogante saudável nessa terra. Esse era o pensamento nos tempos dos patriarcas, de Moisés, de Jesus e, por incrível que pareça, predomina em algumas cabecinhas ignorantes nos dias de hoje. Quantos não já ouviram sobre um deficiente físico que “Deus o marcou pra não perder de vista”, ou que “adoeceu por que fez isso ou aquilo de mal”. Embora existam alguns casos na bíblia, como a lepra de Miriã e de Geazi (números 12:10 e 2reis 19-27)  e o braço esticado de Jeroboão (1reis 13:14), as doenças acontecem por fatalidade, hereditariedade ou consequências. Imagina só, se Deus castigasse fulano por que este roubou. Todos os ladrões da terra estariam fritos. Jó foi um dos muitos acusados na bíblia, por estar doente em função de seus pecados, o que sabemos, não era verdade. E fazia todo o sentido na época, pois essa era a crença geral. Um homem rico e abençoado como Jó, de repente perde tudo e fica muito doente, só podia ter cometido um grande pecado contra Deus. E foi severamente criticado por seus amigos . Se você que esta lendo esse texto , pensa assim, tire isso da cabeça e repreenda qualquer um que compartilhe dessa ignorância. E, se por acaso fatalmente ficar doente, inicie urgentemente o tratamento, se sua família tiver histórico de alguma doença, faça exames periódicos e se cuide, se seus hábitos alimentares, físicos ou rotineiros não forem saudáveis, mude-os. Isso vai evitar um pouco que fique doente e ainda seja acusado por isso.
PENSE NISSO
                                 BENÇÃO BUMERANGUE 
  Imagem relacionada
   Ainda não temos um consenso sobre a origem do bumerangue. Embora seja muito associado aos aborígenes da Austrália, já foi achado por arqueólogos em várias regiões diferentes. Também lhe foi atribuída várias atividades como caça, preparação de alimentos, da terra, etc. Mas o que se sabe mesmo de concreto a respeito do bumerangue é que ele simplesmente vai e volta. Depois de todo o sofrimento, questionamentos, acusações dos três amigos e mais um jovem inchirido que falou um monte de baboseiras, Jó humildemente se arrepende e reconhece que não se pode entender os caminhos de Deus. E quando resolve orar por seus amigos, sua sorte é totalmente mudada. Ele ganha saúde e bens em dobro do que possuía antes. Considerando que Já era pai de dez filhos adultos antes e viveu mais cento e quarenta anos depois, deve ter chegado a quase duzentos anos ou talvez mais que isso, pois conseguiu ver até a quarta geração de seus descendentes. Quando oramos por outros, quando fazemos por outros, a benção pode ter um efeito bumerangue. Ela pode voltar pra você lhe proporcionando, além do bem estar de ter ajudado alguém, benefícios em dobro.
PENSE NISSO 
                                 O DEUS RADICAL
Imagem relacionada
 
   A palavra “radical” pode ter vários sentidos. Pode ser a raiz de alguma coisa, pode ser um partidário, pode ser algo que exige destreza, perícia e/ou perigo , algo bruto ou violento, algo definitivo, relativo a química, etc. E pode também ser uma medida extrema, fora do comum ou além do habitual. É desse conceito que vamos falar agora. Algumas pessoas ou situações requer medidas radicais, pois somente assim entenderão a gravidade da coisa e poderão ser ajudadas. No livro de Oseias, a Bíblia nos conta que o povo de Israel estava muito distante de Deus, tão envolvido com outros deuses e costumes pagãos, tão influenciados por reis que foram maus, que não mais conseguiam ouvira a voz de Deus. Então, O Criador tomou uma medida radical. Mandou o profeta Oseias se casar com uma prostituta, ter filhos com ela, mesmo sabendo que ela o trairia várias vezes e teria filho com outros. Mandou também que pusesse o nome de seus filhos de “Jezreel (punição para Israel), “ Desfavorecida”(relação partida entre Deus e Israel), “ Não meu povo”( relação rompida entre Deus e Israel). Tudo isso para sinalizar a infidelidade daquele povo para com Deus, que apesar de toda a prosperidade em que se encontravam, confiaram em deuses feito por mãos humanas e fizeram aliança militar com outros povos, visando proteção. O profeta ainda teve que compra-la de volta por um bom preço, simbolizando a disposição de Deus em resgatá-los (Oseias3:1,2). As vezes ficamos deslumbrados com a prosperidade e nos envolvemos tanto com as coisas seculares, nos esforçamos tanto para nos parecer com todo mundo, que nos esquecemos de Quem a tudo nos proporciona. E ficamos sujeitos a uma medida radical, que pode até doer. Mas, o Criador está disposto a nos resgatar, por maior que seja o preço. Ele já deu o Seu sangue e te deu a vida. O que mais você quer?
PENSE NISSO.
                                     O HOMEM QUE QUERIA MORRER
Imagem relacionada
   Creio que todos conhecem ou já ouviu falar de Jonas, o homem que foi engolido por um grande peixe. Mas por que ele chegou nesse ponto? Vamos ver.
   O povo de Israel demorou muito a entender, e alguns de fato nunca entenderam, que Deus ama também as pessoas de outras nações. Quando Deus ordenou que o profeta Jonas fosse pregar em Nínive, era natural que torcesse o nariz, pois nunca antes nenhum profeta fora mandado a uma nação não judaica. Sem contar que era a capital do Império Assírio, que além de poderoso, tinha  fama de ser os seus guerreiros, cruéis e temíveis. Mas sabe-se lá o que deu na cabeça do cidadão que,  além de não ir pra lá, pegou um navio que ia em direção contrária. Sendo um profeta de Deus, sabia que essa atitude poderia leva-lo a morte. Mas parecia não se importar muito com isso. Quando a embarcação foi assolada por uma  terrível tempestade, todos temeram pela vida, enquanto Jonas simplesmente dormia. Os marinheiros, quando descobriram que ele fugia de Deus, lhe deram uma bronca e cobraram dele uma solução. Ele na maior calma do mundo disse: Me joguem ao mar. Os homens não obedeceram, ainda tentaram lutar contra a tempestade, talvez por temor em jogar um profeta do Deus Altíssimo ao mar. Até que não viram outro jeito. Fizeram uma breve oração e o lançaram ao mar. Logo que chegaram em terra, fizeram sacrifícios e votos (Jonas 1:14-16) . Depois de três dias no ventre do peixe, Jonas fez as pazes com Deus e foi cuspido na praia. Com o espírito renovado foi pregar na cidade. Nínive era uma cidade importantíssima e enorme para a época. Levava-se três dias para percorre-la. Mas em apenas um dia de trabalho, convertera toda a cidade. Deus escolheu a pessoa certa para a missão. Do maior até o menor, e até mesmo o rei se arrependeram de seus pecados e se humilharam perante o Senhor. E houve grande comoção na cidade. Novamente ficou irado o profeta e de novo pediu pra morrer. E ainda na esperança de ver a cidade destruída, senta em um lugar estratégico, constrói um abrigo onde se tinha uma boa visão da cidade e observa. Então Deus fez crescer uma planta que cobriu todo o abrigo, protegendo-o do sol escaldante e o profeta ficou feliz. Talvez pensando: vou assistir a desgraça deles de camarote. Mas no dia seguinte, um parasita atacou a planta e ela secou. Depois que o sol nasceu, Deus mandou um vento quente vindo do Leste que quase fez o sujeito desmaiar de calor. Pra variar, o profeta ficou irado e quis morre de novo. Deus disse: Você esta com pena  de uma planta que nasceu em um dia, morreu no outro e que você nada fez pra mantê-la, como quer que eu destrua uma cidade com milhares de pessoas, inclusive crianças e animais?
   Eu não sei se você já teve vontade de morrer um dia, ou se tem essa vontade agora. Mas saiba que ainda está vivo por dois motivos muito simples:
 1- Deus te ama muito mais do que a uma planta ou qualquer outo ser vivo.
2- Assim como o profeta, você tem talentos maravilhosos. E tem muitas obras pra fazer em nome de Deus, antes do fatídico dia de sua morte.
PENSE NISSO
                                
                         TIAGO, JOSÉ, SIMÃO E JUDAS
 
Imagem relacionada
Em Mateus 13:55,56 nos relata que jesus tinha irmãos e irmãs. E nos dá os nomes dos quatro irmãos do Salvador, listados no título desse texto. Das irmãs, não se fala mais nada, mas acredito que eram mais de duas. A passagem nos fala de “todas as suas irmãs”. Existem várias teorias a respeito, fala-se que eram de um casamento anterior de José, ou que eram irmãos mais novos ( pois não são mencionados na fuga para o Egito nem na volta), eu nem quero entrar no mérito da questão. Mas Jesus possuía irmãos e irmãs, e isso é fato.
   Algum tempo atrás, fizeram uma pergunta para um grupo de artistas: Quem você gostaria de ter como colega de escola? As respostas variavam. Winston Churchill, Charles Chaplin, Jô Soares, Chico Anísio, e tantas outras mentes privilegiadas que nos são ou foram contemporâneas. Todos queria sugar um pouco da sabedoria deles, beber um pouco dessa água, aprender com eles. Agora imaginem ser irmão ou irmã do Salvador do mundo, do filho de Deus, presenciar a forma como se portava, falava, os milagres, as lições de sabedoria, a genialidade, o amor puro. A Bíblia não nos dá mais notícias de José e Simão, mas Tiago tornou-se líder da Igreja, e mais tarde, Judas tornou-se discípulo e pregador. Parece que, a princípio ambos não acreditavam no Messias, mas se converteram depois. As vezes, a oportunidade está bem na nossa frente e não conseguimos enxergar, deixamos de aprender muitas coisas por causa do nosso orgulho, deixamos de observar muita coisa útil, por estarmos distraídos com futilidades e deixamos de buscar o Deus verdadeiro, por nos deixar levar pelas coisas que estão na moda, ou por que todo mundo fala, vê, ler, assiste, ouve ou consome.
PENSE NISSSO.

         O ÚTIL, QUE FICOU INÚTIL E TORNOU A SER ÚTIL

Resultado de imagem para Onésimo e Filemom

   O cenário era o seguinte: Paulo já estava preso em Roma, embora pudesse receber pessoas e enviar cartas. Já havia por anos pregado o evangelho de cristo Jesus, fundado Igrejas, conquistados colaboradores e opositores, amigos e inimigos. Foi nessa situação que conheceu Onésimo, escravo fugido que aceitou a Cristo através do apóstolo e o servia na obra do Evangelho. Na época de Paulo, a escravidão era comum no Império Romano. Algumas pessoas se vendiam á escravidão com o propósito de pagar dívidas. Algumas eram tratadas mais como servos do que como escravos. Muitas meninas também eram vendidas como criadas para cuidar da casa ou das crianças. Embora houvesse leis que regulamentavam a escravidão, alguns eram maltratados em razão de serem considerados propriedade. Como Onésimo , havia fugido de deu senhor, e sabendo Paulo que Filemom, o proprietário, era um cristão, pediu-lhe para que perdoasse a Onésimo, o recebesse como um irmão. E se dispôs a pagar qualquer prejuízo que tivesse causado. No versículo 11, Paulo faz até um trocadilho com o nome (Onésimo significa útil), e depois fala da esperança de poder visita-los tão logo saísse da prisão. Existem pessoas que nos fere, nos magoa, mas se vierem pedir perdão, por que não perdoa-las? Por maior que seja o prejuízo causado, o rancor faz mais mal pra gente do que pra elas. O perdão é tão importante,  que é o único sentimento que é festejado no céu até pelos anjos, é o arrependimento. Então, façamos o que nos diz a oração do Pai nosso, pois o que nos foi ruim um dia, pode nos ser bom. E o que nos foi inútil, pode nos ser útil.

PENSE NISSO

 

 

   .

    

         A PERGUNTA MAIS IMPORTANTE

 
 

   Há muito tempo se faz aquelas clássicasResultado de imagem para saulo de tarso perguntas existenciais: de onde viemos, pra onde vamos, estamos sozinhos ou não...  A pergunta que eu sempre me faço é: Em que posso ser útil aqui? E agora quero dividir essa questão com você. Qual é a sua utilidade aqui na terra? Que obra fará ou faz? Qual será o seu legado? Viaje comigo até o ano sessenta e alguma coisa depois de Cristo. O apóstolo Paulo, que outrora era Saulo, depois de perseguir cristãos, ser derrubado do cavalo e acomedido de cegueira, se converter,ter sua visão restaurada, pregar ousadamente sobre Aquele a quem perseguira, encarar a disconfiança dos discípulos, fazer três viagens missionárias pela Ásia e Europa, de ter sido açoitado, humilhado, perseguido, preso, expulso de cidades, de ter convertido centenas de pessoas,  ter feito milagres e curas,( tudo isso com um espinho na carne, II Coríntios 12:7-9), e mesmo apesar do aviso de um profeta ( previu que ele seria preso pelos próprios judeus, Atos 21:11) e dos pedidos dos irmãos da Igreja, partiu para Jerusalém. Lá chegando, aconteceu o que o profeta previu, Paulo foi preso, depois de açoitado. Tentaram condená-lo, não conseguiram, tentaram matá-lo na cadeia, também tiveram os planos frustrados, ficou perso por cerca de dois anos. Defendeu-se perante Felix,Festo e Herodes Agripa, foi enviado prisioneiro à Roma (onde ficou mais dois anos preso) , sofreu um naufrágio, foi picado por uma serpente venenosa e sobreviveu, foi parar em uma ilha onde O Senhor fez curas e milagres através dele, escreveu as famosas epístolas ou cartas, que nos serve de inspiração e orientação até hoje. e, no final, teve a certeza que havia combatido o bom combate e alcançado a vitória ( II Timóteo 4: 7).

   Talvez você não seja nenhum Paulo, (ou talvez seja), talvez não faça tantas obras, tantos milagres,  mas Deus te deu talentos, inteligência e capacidade. Mesmo que tenha um espinho na carne, seja lá qual for, você pode deixar um legado para a posteridade. Então volto a pergunta que sempre me faço e que estendo a você: Em que posso ser útil aqui?

PENSE NISSO

 

                     REIVINDIQUE OS SEUS DIREITOS

Resultado de imagem para Paulo e Silas presos

   Vamos combinar, ser cristão é um bocado difícil, hoje em dia. Se for jovem então, aí é que complica. Mas vamos nos lembrar também que nunca foi fácil e Jesus disse que não seria. A vida cristã implica em muitas regras e deveres. Alguns se veem tão sufocados por eles que se esquecem que também tem direitos. Direito de se divertir, de se distrair, de descansar, de não fazer nada, de errar, etc. Incluindo direitos do consumidor, de não ser passado para trás e de ser respeitado como pessoa e cidadão. No capítulo 16 de Atos, Paulo e Silas foram açoitados, presos e atados a um tronco pelos pés. Em meio a toda essa humilhação e dor, continuaram louvando a Deus. Foram milagrosamente soutos, e contribuíram para a conversão do carcereiro e toda a sua casa, bem como testemunharam a todos os outros companheiros de prisão. Após serem oficialmente libertos, reivindicaram pedido de desculpas e retratação em público por seus agressores. Não podiam ter feito isso à cidadãos  romanos. Só após atendida, as reivindicações, se retiraram da cidade. Ser cristão não é ser idiota, não é abdicar à  que se tem direito. Pagamos impostos e cumprimos deveres como todos. Também temos direito como todos.

PENSE NISSO.

                 AZAR, ACASO, FATALIDADE, DESTINO, CARMA, CASTIGO

Imagem relacionada
 Atos, cap. 12. Era os primórdios da Igreja cristã. Apesar das perseguições e dificuldades, a Igreja crescia. O time dos discípulos na sua primeira formação original (menos Judas Iscariotes), estava vivo e ativo. Mas esses homens e mulheres de Deus tinha um inimigo : Herodes. Assim como Cezar, existiram vários Herodes. Três deles se destacaram significantemente contra Jesus e seus seguidores. Herodes, o grande, foi quem ordenou a morte dos meninos de dois anos para baixo, ao saber que nascera o Messias . Herodes Antipas, foi o que mandou decapitar João Batista. Herodes Agripa ,mandou decapitar a Tiago e prender a Pedro. Tiago, inclusive foi um dos discípulos mais próximos de Jesus. Juntamente com Pedro e João, esteve nos momentos mais importantes da breve vida do Mestre aqui na terra. Estavam, os três na transfiguração (Mat. 17. 1-13), no Getsêmani (Mat.26.37) e foram os únicos que tiveram permissão para entrar com Jesus no quarto da filha de Jairo, para ressuscitá-la. (Mar.5.37). Mas, Por que então Deus permitiu que Tiago fosse morto e Pedro liberto da prisão, milagrosamente?
   Por que Deus permite que aconteça tanta coisa ruim com tanta gente boa? Por que perdemos ante queridos e crianças nascem já doentes ou mortas? Existem várias teorias que tentam responder a essas perguntas, alguma delas estão no  título desse texto. Nenhuma satisfatória. O que a Bíblia diz sobre isso? Sinto decepcioná-los, mas também não responde. Só há um único Jeito de saber: Perguntando diretamente para Deus. Como? Em joão 14.1-15, Jesus nos consola e nos ensina o caminho. Ele está nos preparando lugar em Suas moradas. Em apocalipse 14.12 nos diz que aquele que for perseverante na santidade e tiver a fé em Jesus, estarão com Ele após a segunda vinda. Teremos uma eternidade para fazer todas as perguntas e tirar todas as dúvidas que nos consome aqui nessa terra. Saberemos acerca de todos os mistérios que a ciência não explica e nem mesmo a Bíblia resolve. Quantas vezes você ficou triste, agoniado, inconformado e até revoltado por não saber as respostas, por não saber qual o propósito nisso ou naquilo. Talvez a Igreja teve sentimentos parecidos ao saber da morte de Tiago, mas a obra não podia parar, eles precisava avançar, continuar na missão que lhes foi confiada. Continuaram trabalhando, vivendo e se preparando para o grande dia em que podiam jogar todas as suas dúvidas e angústias aos pés do Criador e desfrutar a alegria infinita da Sua companhia. Por vezes desanimaram, recobraram o  ânimo, viram desgraças e milagres, mas perseveraram até o fim de suas vidas. Quanto a nós, precisamos seguir esse exemplo.
 PENSE NISSSO

 

 

                   CUIDADO COM  O COMPLEXO DE GABRIELA

 

Imagem relacionada

 

  Na tarde de 12 de março de 1975, contrariando seus hábitos, o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, concordou em fazer o tema da abertura da novela “ Gabriela”, produzida e exibida pela rede Globo, baseada no romance de Jorge Amado “Gabriela, cravo e canela”. Dizem que foi composta em apenas uma sentada ,nesse dia. O trecho que mais chama atenção na música, é justamente a primeira frase após a introdução, que diz: eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim. Inspirada no censo comum de que, quem nasce de determinado jeito, não tem como mudar. Mas será que é assim? Será que “ pau que nasce torto, morre torto”? Em Atos, no final do cap. 7, cap. 8 , cap. 9, cap.22. 4-11 e cap. 26. 9-18, temos um exemplo que nos diz, exatamente o contrário. Um jovem chamado Saulo, zeloso tradicionalista, fariseu , capaz de atos terríveis de violência em nome dessa seita judaica, letrado, havia sido instruído por um dos homens mais sábios da época, fora discípulo de Gamaliel. Tinha um prazer sádico em encerrar cristãos professos na prisão, tortura-los e até mata-los. Assistiu o martírio de Estevão, como quem vai ao cinema ver o lançamento de um filme muito esperado. Era um inimigo declarado do cristianismo, talvez o pior de todos de sua época. Quem poderia parar um sádico, assassino, obcecado e com plenos poderes de vida ou morte nas mãos? Ou quem poderia fazê-lo mudar de ideia? Certo dia, ele resolveu ir a Damasco perseguir mais alguns seguidores de Jesus, não sem antes se prover de cartas nas sinagogas, para caso encontrasse algum cristão pelo caminho, o prendesse também ( ele pensava em tudo). E foi quase na entrada de Damasco que o próprio Jesus falou com ele em meio a uma luz que tirou sua visão. E a pergunta , a qual ele não soube responder era: por que me persegue? Ou seja, de onde vem esse ódio todo? O que eu te fiz? Qual o sentido disso? Após ir para Damasco guiado pela mão e ter restaurada a sua visão pelo profeta Ananias ( que estranhou um bocado aquele homem estar ali), começou a pregar nas sinagogas, agora se dizendo um dos quais ele mesmo perseguia antes. Foi muito difícil a aceitação pela Igreja, o fato de que ele tinha mudado. Ele teve que ganhar a confiança dos discípulos , que o olhavam com medo de , a qualquer momento, ele fazer um sinal e vários soldados saírem não sei de onde e prender todo mundo. Mas o fato é que Saulo mudou totalmente, ao ponto de mudar o próprio nome. Passou a se chamar Paulo, o pequeno, o menor dos discípulos. Deixou o funcionalismo público, onde exercia um cargo da mais ala confiança para viver de fabricar tendas, passou de perseguidor a perseguido, agora por antigos colegas. Foi açoitado, preso, naufragado, expulso de cidades, em nome daquele que antes era seu objeto de ódio.  Todo ser humano tem a faculdade de mudar de ideia, de deixar antigos hábitos e vícios, de modo de vida, de alimentação, etc. A questão está no querer. Nem sempre vai conseguir sozinho, as vezes precisa-se da ajuda de alguém, de um profissional, de  sobrenatural, da sua fé. Quando Saulo foi curado de sua cegueira física, foi também de sua  cegueira espiritual. Ele tinha um objetivo nobre, mas estava tão longe do caminho que se corrompera no trajeto. Jesus teve que radicalizar para trazê-lo de volta ao rumo certo. Mas, se uma pessoa tão terrível pode mudar, porque você também não pode?

PENSE NISSO 

                    VAMOS RECEBER BEM O NOVATO

 

Imagem relacionada

  Em quase todo meio social que a gente frequenta, uma hora vai aparecer um novato. É aquele menino ou menina, rapaz ou moça que é estranho ao ambiente e às pessoas que já estão ali por algum tempo. Geralmente são inseguros, cautelosos. Existem os que, rapidamente faz ambiente e conquista todo mundo, mas esse tipo, não é assim tão comum. Fato é que não se sabe que problemas e dificuldades, essa pessoa tem, quais expectativas possui, do que realmente precisa ou veio buscar nesse lugar novo. Talvez nem seja uma boa pessoa, mas não tem como saber antes de conhece-la. Precisamos receber bem os novatos. Até por quê , em alguma ocasião da sua vida você foi ou será um.

  Logo após sua conversão, Saulo não era bem visto por ninguém  ou quase ninguém (Atos 9: 26,27). Mas havia um elemento que salvava a pátria, seu nome era Barnabé. Na verdade chamava-se José, mas os apóstolos se referiam a ele como Barnabé, que significa “aquele que dá ânimo”, em razão de estar sempre ajudando as pessoas. Era um dos líderes da Igreja. Abraçou a Saulo e contou aos discípulos como fora  sua conversão, de como ousadamente pregava nas sinagogas sobre o Salvador. Mais tarde, partiu para Tarso a procura de Saulo, que é para onde o tinham enviado, e passou a ser seu companheiro na pregação do evangelho. Aquele novato se mostrou promissor, tinha talento, ousadia e sabedoria. Contribuiu grandiosamente na obra de Deus, escreveu 13 livros do novo testamento, e apesar de mudar o nome para “Paulo” (pequeno), se tornou grande em vários aspectos e um dos personagens mais notórios da Bíblia.

  De repente, aquele novato ou novata por quem você não dá nada ou “não vai com a cara”, pode ser uma excelente pessoa, ótima amiga e poderá contribuir muito para o crescimento da causa, do time, da escola, do trabalho, da missão ou mesmo de você, como pessoa. Mas, como saber disso? Ora, receba bem, conheça, depois tire suas próprias conclusões. Na melhor ou pior das hipóteses, você, pelo menos, fez a sua parte.

PENSE NISSO.

                                                  FILIPE E SIMÃO

Resultado de imagem para simão o mago
  Não, não é uma dupla sertaneja (embora, até que ficaria legal, né), são dois homens que abraçaram a mesma fé, mas que entenderam e aplicaram pra si, de formas diferentes. Esses dois  são citados  em atos 8. Simão era  inteligente, astuto, talentoso. Talvez aqueles caras que aprende tudo rápido, falador e envolvente, do tipo que convence com extrema facilidade. Essas são características fundamentais dos mágicos e ilusionistas. Simão era um deles. Talvez por isso conseguia convencer a todos com seus truques,  era famoso e conhecido como o “Grande poder”, como se o tivesse recebido do próprio Deus.  Filipe, talvez tivesse dons parecidos, era conhecido como homem de boa reputação, cheio do Espírito e de sabedoria. Filipe foi escolhido como um dos sete primeiros diáconos da Igreja primitiva. Após ser expulso de Jerusalém com toda a Igreja, passou a pregar na região da Judéia e Samaria. Suas palavras converteram muitos ao Cristianismo, inclusive o próprio Simão. Este, por sinal ficava intrigado com os sinais e prodígios que provinha das mãos daquele homem de Deus. Achava que Filipe era o responsável por eles, não entendia que Deus era quem fazia os milagres, o pregador era apenas um instrumento, um canal. Chegou ao ponto de tentar comprar esse dons , como se fosse apenas técnicas ilusionistas , que ele ainda não teve acesso, sendo repreendido por isso. Pelo relato bíblico, não dá pra saber se ele não entendia, se não havia se convertido de verdade ou se fingia estar convertido. O fato é,  que temos exemplos de vários’ Filipes” e “Simãos” por aí, nos dias de hoje. Bem como pessoas que não sabe identifica-los.  Será que estou eu assimilando bem o chamado que recebi ou achando que são apenas truques que se pode comprar ou adquirir com um pouco de treino? Será que quando atuo na Igreja estou agindo como Filipe, exaltando o nome do Altíssimo, ou como Simão, me colocando sob holofotes e para que todos me chamem  de o “grande poder”?Resultado de imagem para filipe o evangelista
PENSE NISSO

 

                                                                A MENTIRA MATA
Resultado de imagem para ananias e safira

                                  Vamos combinar, a mentira faz parte do nosso cotidiano. Falamos pequenas mentiras o tempo todo. Na verdade é impossível falar a verdade sempre. A mentira ganhou um símbolo: O Pinóquio. Ganhou um dia: O primeiro de abril. Ganhou um pai: O diabo. Ganhou até um defensor: Joseph Goebbels ( ministro da propaganda alemão). Estou falando de pequenas mentirinhas como o “estou bem” ( quando na verdade, estamos mal), por exemplo.

  Mas a mentira pode até matar.  Venha comigo até Atos: 5. Ananias e Safira , era um casal unido ,que se filiara  a obra de Deus. Naquele tempo  criou se uma comunidade cristã, onde tudo era repartido e dividido  com os mais necessitados. Todos os que doavam , eram naturalmente vistos com simpatia pelos discípulos de Jesus. O casal em questão queria esse “ status”. Venderam um terreno, doaram parte do dinheiro da venda, mas disseram que doaram toda a quantia. Morreram por sustentarem uma mentira, aparentemente banal.

  Hoje a mentira continua matando. Ela pode matar uma amizade , a confiança em si mesmo, um relacionamento, a salvação. A mentira é tão envolvente, que dificilmente você consegue conta-la apenas uma vez. É como defender uma teoria, tem que sustentar a estória ou até acrescentar, ou até mesmo contar outra mentira para encobrir a primeira. Então, meu caro jovem, antes de contar uma lorota, reflita bem se vale a pena entrar nessa furada.

PENSE NISSO.

 
                         AS TRÊS MARIAS
  Quando eu era criança, havia menos luzes e menos tecnologia e mais segurança. Tínhamos o privilégio de poder brincar na rua, inclusive a noite( nas férias era liberada), com isso podíamos contemplar melhor, o céu estrelado. Não entendíamos nada de astronomia, mas sabíamos que ao sul, achava-se o cruzeiro do sul, e ao norte ,as três Marias. Bem mais tarde , aprendi que as três Marias eram apenas parte da constelação de Órion, o caçador. Como as três ficavam alinhadas, compunham o cinturão de Órion. Mesmo a olho nu, era possível notar que eram de diferentes tamanho e brilho, embora, pereciam estar tão perto. Nos tempos de Jesus, Maria era um nome tão comum quanto agora.  Há pelo menos, seis Marias citadas no novo testamento. Há um pensamento de que Maria Madalena,  Maria de Betânia e Maria que ungiu os pés de Jesus  eram a mesma pessoa. Mas quero me deter em três passagens envolvendo Maria. A primeira seria Maria, a pecadora (joão 8), que foi trazida a Jesus acusada de adultério. A lei de Deuteronômio diz que tanto a mulher quanto o homem pegos em adultério devem morrer, mas parece que o tal homem simplesmente evaporou, talvez por que muitos ali, estavam na mesma prática. Razão pela qual não tiveram coragem de atirar as pedras, ao  verem suas ações escritas no chão. Podia-se dizer que era o último estágio, o fundo do poço para uma mulher. Se as prostitutas de hoje tem até sindicato, embora ainda estejam à margem da sociedade, as daquele tempo , lugar  e cultura, não valiam exatamente nada.

Resultado de imagem para a mulher adultera

 A segunda , Maria de Betânia (João 12), a que ungiu os pés de Jesus , com óleo e perfume caríssimo, provavelmente em louvor e gratidão por tê-la perdoada e redimido de tão graves pecados e lhe dado uma nova vida e motivação.

Resultado de imagem para pecadora unge os pes de jesus

 A terceira, Maria Madalena( Marcos 16). Apesar de já ter sido possuída por sete demônios no passado, foi a primeira que viu o Salvador ressurreto, demostrando que já ocupava lugar de destaque entre os seguidores de Cristo, que era nova criatura e o passado, passou. A intenção era embalsamar o corpo de Jesus com alguns perfumes especiais , feito para aquela ocasião. Parece que ela era especialista no assunto, não é?

Imagem relacionada


  São três Marias diferentes ou a mesma pessoa em fases diferentes, não importa. Talvez você se identifique com uma delas, ou talvez esteja em  fase parecida com uma dessas três. Nos três casos, jesus está presente, pertinho, ao alcance da mão. Concentre-se nisso. Não importa o tipo Maria que vc seja, não importa a fase que está passando. Tenha certeza que Jesus está pronto pra intervir. Mas, um detalhe, precisa ir até Ele. Mesmo arrastada, de forma discreta ou em plena liberdade.
 
PENSE NISSO

 

                                   TRANSFORMERS

Resultado de imagem para pedro apóstolo

 

  Creio que todos  que ouvem ou  leem essa palavra lembra dos  famosos extra terrestres que  quando chegam na terra passam a locomover se como veículos, mas quando chega a hora da ação , ouve se um  ruído metálico de molas e engrenagens , e se transformam  em uma espécie de robô humanoide bem articulado , porém com algumas características do veículo que fora  e que voltará a ser eventualmente. Interessante é que são até eficientes em sua forma de veículo terrestre ou aéreo, mas quando se transformam em guerreiros são muito mais ativos e eficazes. Isso me lembra um velho e conhecido camarada que, quem nunca leu a respeito, já ouviu falar. Esse homem é Pedro.

  Pra começar, esse nem era o nome verdadeiro dele. Seus pais o chamavam de Simão( aquele que ouve), mas Jesus o chamou de Pedro (pedra), não que ele tivesse cabeça dura ou coração duro. Mas que ele seria o alicerce da igreja de Deus. Pedro porém, era um transformer. Por vezes um guerreiro da verdade, ou um veículo da impulsividade. Ele era útil e eficiente como pescador de peixes, mas muito mais como pescador de homens. E mesmo em sua forma mais evoluída, ainda mantinha algumas características do pescador rude que fora, e que por vezes tornava a ser. Mas isso não o impediu de ser a referencia, a pedra fundamental da Igreja .  Existem milhares de Pedros e Pedrinas por aí, e talvez esteja lendo esse texto agora. As vezes sua impulsividade o seu “agir sem  pensar” pode atrapalhar algumas coisas, mas saiba que Deus o escolheu, caso contrário, não estaria lendo o que está. E pode ser que mesmo na sua melhor versão, ainda mantenha características do velho eu.  Pedro fez perguntas inconvenientes, andava armado, arrancou uma orelha de um centurião e negou a Jesus. Mas  no final das contas, foi o pregador de Roma, curou aleijados e levou três mil ao batismo com apenas um sermão. Seja um trtansformer do bem.

 PENSE NISSO.

 
           Resultado de imagem para OS DISCIPULOS EM PENTECOSTES                                                      PREPARAÇÃO PARA A GUERRA
 
 
Uma das coisas mas difíceis da vida é saber o que quer. Parece bem simples, e as vezes até é, mas nem sempre. Principalmente quando requer certas mudanças de vida . Quando o jovem tem essa certeza,  do que realmente quer, já é um grande avanço. Mas  é preciso haver um preparo, porque  haverá inimigos no caminho. Você travará uma guerra. Acha que estou exagerando? Em Atos , capítulo 1 e 2, Jesus tinha acabado de subir aos céus , após a ressureição. E deixou claro, a missão dos seus discípulos. Eles haviam passado três anos com o Mestre, sabiam tudo de cor e salteado, e também estavam dispostos e eram qualificados. Já expulsavam demônios e faziam grandes sermões, sabiam como fundar uma igreja, pastorear ovelhas, como distribuir ordenadamente a quem precisasse o que lhes eram doados. Enfim, eram feras. Porém , antes de começar, foram se preparar. Primeiro substituir a Judas, que tinha uma parte fundamental na obra, que era o de administrar o dinheiro e as doações , e depois, junto com as mulheres que os acompanhavam ( cerca de cento e vinte pessoas) ,continuaram reunidos em um lugar chamado cenáculo. Só saíram de lá até sentirem que estavam realmente prontos para a missão que lhes foi dada.  Aí você pensa:  Não vou fazer algo tão grandioso assim! Talvez não. Mas sempre haverá inimigos. Pode ser amizades, desânimo, preguiça, falta de recursos, namorada ou namorado, etc. Pra isso , você precisa estar preparado. Os discípulos falaram ao mesmo tempo , várias línguas diferentes, mas houve aqueles que disseram que esse fenômeno era apenas embriaguez.  Falaram como se fossem mestres da lei e curaram um aleijado , mas os foram presos por isso.   Por mais que seja simples o seu propósito, se prepare. Por que sempre haverá algo ou alguém para querer te atrasar.
PENSE NISSO.
 

 

             

 

                             

 

 

         QUANTA  PERDA DE TEMPO

 

 

 

O que você faria se fosse a pessoa mais bela do seu país? Mais que bela. Esteticamente perfeita da planta dos pés ao alto da cabeça, incluindo um cabelo que parece de comercial de shampoo? E se ,além disso,  vc fosse uma das mentes mais brilhantes da sua geração? E  se ainda você fosse cheio da grana e filho(a) do homen mais poderoso do seu país e um dos mais do mundo?

   Está bom pra você? Para um indivíduo, não estava. Esse cidadão chamava-se Absalão. Ele queria mais. E dedicou onze peciosos anos de sua vida nesse propósito. Nossa história começa em 1 Samuel 13. Absalão tinha uma linda irmã chamada Tamar, a qual foi sexualmente violada por seu meio-irmão Amnon. Ele ficou dois anos planejando uma vingança contra seu  meio-irmão mais velho, e de forma astuta, conseguiu matá-lo. Para fugir da ira de Davi, seu pai, exilou-se por três anos em Gisur,esperando a poeira baixar para voltar a Jerusalém, após um plano ardiloso pra convencer o rei a aceitá-lo de volta, junto com Joabe, o general. Conseguiu voltar, mas por dois anos foi proibido de morar no Palácio e de ver a face do Rei. Mas ele tinha um plano. Passado esses dois anos, mandou chamar Joabe. Como esse não lhe atendeu, mandou seus cervos incendiar um campo, já perto da colheita desse mesmo general, a fim de lhe chamar a tenção e conseguiu. E lá se foi Joabe novamente interceder por Absalão junto ao Rei, que foi convencido em função da amizade e prestigio que tinha com ele, esse fiel companheiro de batalhas. Foi aí que, finalmente Absalão revelou seu verdadeiro intuito:  Por quatro longos anos, ficou a porta do Palácio, cercando os que não saiam satisfeitos após uma audiencia com o Rei Davi. Roubava-lhes o coração com sua pseudo-simpatia, e lhes fazia promeças de dias melhores, caso fosse ele o governante, ganhando assim o apoio de quantos pudesse. Sonhava e ansiava pelo  trono, até que se sentiu forte o bastante para dar um golpe de estado, e depor o Rei. Mas não tinha sabedoria para governar nem experiência suficiente na guerra. Foi vencido e morto em batalha. Um homen que tinha, de fato tudo para, por seus méritos se tornar Rei de Israel, sucessor do trono. Era belo, alto, forte, inteligente e legítimo herdeiro. Poderia dedicar  seu precioso tempo em buscar sabedoria   Dvina,sua simpatia e intleligência para se aproximar do povo de forma cincera e se familializar com as necessidades da nação. Não sendo ele homen de guerra como seu pai, teria muito mais sensibilidade pra isso. E tantas outras  coisas podia fazer com os dons que Deus lhe deu. E quantas vezes nós perdemos  tempo com ambições não aprovadas por Deus. Quantas vezes disperdiçamos nosso talento e intelgência com o que não valea pena. E quanto de nós deixamos de seguir os conselhos do nosso Criador para ouvir pessoas nércias e que não tem o temor do Senhor, cavando nossa própria sepultura? O Jovem Absalão acabou morrendo por suas escolhas e atos. Mas você, não precisa.

PENSE NISSO.

 

                                                    QUE DÓ,QUE DÓ!

 

   A auto piedade é algo, as vezes, confortante e até cômodo. Mas é um atraso de vida que não vale muito a pena. Ela nos faz sentir pequenos, pobres, miseráveis. É como se mergulhássemos num abismo de impotência e incapacidade. Havia um jovem em Israel que se encontrava em uma situação parecida. Seu nome era Gideão. Por sete anos consecutivos , os midianitas arrasavam as plantações ,no tempo de colheita. Gideão era de uma família pouco influente, pobre e seus irmãos tinham morrido nas guerras, só restava ele, o mais novo. Estava malhando o trigo onde se punha a uva pra secar para os inimigos não desconfiar e pensava, enquanto isso, na desgraça e decadência de seu povo. Mas aí Deu disse: Para de se lamentar, você vai salvar e restaurar seu povo. Não importa que sua tribo seja pequena, sua família pobre e você seja o mais novo dos irmãos, Você tem potencial e Eu te dou o necessário pra que possa cumprir a missão. Te dou quantas provas de Minha presença na sua vida, pedires, e Estarei contigo o tempo todo. E assim foi feito. Gideão pediu um monte de provas, mas depois foi.  Com apenas 300 homens e algumas boas idéias venceu o imenso exercito inimigo que contava com mais de 135.000. E pra você que está nesse momento sentindo pena de si mesmo, se considerando o mais miserável dos homens ou a mais desventurada das mulheres. Saiba que Deus está apenas esperando você erguer a cabeça e vê-Lo, além da sua pequenez e suposta incapacidade. Já te deu todas as provas  e está disposto a te dar mais. Você só precisa saí daí.
   PENSE NISSO.

 


Biblicas

Esta seção está vazia.